O auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Valadares recebeu dia 10-05, um Encontro sobre Siscolo/Sismama – Sistema de Informação do câncer do colo do útero e Sistema de Informação do câncer e mama, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para gestores de saúde de 51 municípios da região leste.
“Como aconteceram muitas mudanças nas administrações municipais, o objetivo deste encontro foi conscientizar principalmente aos novos gestores sobre a importância desses dois programas, mostrando que os cânceres de colo de útero e de mama são os que mais causam óbito nas mulheres no Estado, mas com as ações de prevenção e tratamento são plenamente evitáveis. Precisamos que os gestores comprem esta idéia e lutem e trabalhem por isso em seus municípios ”, afirmou a referência técnica do SISCOLO/SISMA da SES-MG , Elói Martins Diniz da Silva.
Segundo Elói os programas fazem parte das prioridades de saúde do Governo de Minas. “Hoje temos mamógrafos para atender a todas as mulheres do Estado. Naquelas áreas onde existem uma distância muito grande dos municípios e onde está localizado o mamógrafo o Estado contratou seis caminhões, chamados unidades móveis de mamografia, que rodam todo o Estado priorizando as regiões de saúde que tiveram déficit na meta de exames de 2012”, acrescentou.
A superintendente Regional de Saúde de Governador Valadares, Sheila Furbino destacou a importância do Encontro. “sempre é necessário discutirmos essa tema, que nunca se esgota e que é fundamental para saúde regional”, disse.
O secretário de saúde do município de Tumiritinga, Maicon Miranda, assumiu no início do ano pela primeira vez gestão de saúde de seu município e por isso para ele foi muito proveitosa a participação no Encontro. ”Pude me informar e atualizar sobre os programas, principalmente quanto aos fluxos dos sistemas e volto para o meu município estimulado a reforçar essas ações de prevenção aos agravos de saúde da mulher”, finalizou.
O evento contou ainda com a participação da coordenadora de Atenção à Saúde da SRS-GV, Taiz Relíquias, do presidente do COSEMS Regional de Governador Valadares e secretário Municipal de Saúde de Engenheiro Caldas, Edson Alves de Oliveira e de técnicos da Regional.
Autor: Frederico Bussinger