Nos dias 25 e 26-03, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), promoveu na Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares (SRS-GV) capacitação para a Campanha de Vacinação contra Influenza Sazonal (Gripe) 2013. Participaram coordenadores de Atenção Primária e Epidemiologia e responsáveis por sala de vacinação dos 51 municípios jurisdicionados a Regional, que foram divididos em três grupos durante os dias de treinamento.
“O objetivo foi repassar aos municípios da região como será a campanha Influenza Sazonal 2013, detalhando qual é o público alvo, estratégias de ação e também uma avaliação das campanhas anteriores ”, informou a referência técnica de Imunização da SRS-GV, Rosângela Zampier.
A Campanha deste ano, cujo lema é “Quem lembra da vacina se protege da Gripe”, será realizada no período de 15 a 26 de abril e pretende vacinar o grupo prioritário formado por idosos de 60 anos e mais e crianças de 6 meses a menores de 2 anos , trabalhadores de saúde e neste ano também gestantes até 45 dias após o parto e portadores de doenças crônicas ( respiratórias, cardíacas, hepáticas, Diabetes, Imunossupressão, Obesidade Grau III e Transplantados).
A vacina protege contra os três subtipos do vírus influenza que mais circularam no inverno passado: A (H1N1) – conhecido popularmente como gripe suína –, A (H3N2) e B. A meta para os municípios da Regional de Valadares é vacinar no mínimo 80% do público alvo, de cada um desses grupos, totalizando 111 mil pessoas.
A coordenadora de Vigilância em Saúde de Central de Minas, Rosimeire Gomes Gonçalves Silva, achou a capacitação muito proveitosa. ”Saio devidamente informada e preparada para a campanha, já que o treinamento foi muito informativo e pude sanar dúvidas que ainda eu tinha sobre a vacinação em meu município”, destacou.
Autor: Frederico Bussinger