SES promove Campanha de conscientização sobre prevenção das DSTs e Aids em Valadares

Imagem

Como parte das ações de conscientização da Campanha DSTs E AIDS do Carnaval 2015, que neste ano tem o tema “A pegada do Carnaval é usar camisinha”, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), em parceria com o Centro Municipal de Referência em Atenção Especial à Saúde (CRASE) e com o apoio da Companhia de Meio Ambiente e Trânsito da Polícia Militar de Minas Gerais, estão promovendo hoje (13/02) em Governador Valadares, várias ações de mobilização social. As atividades tiveram início com uma blitz educativa na BR 259, saída para Mantena com a distribuição de preservativos masculinos e femininos e folhetos e leques sobre prevenção, principalmente para aqueles  foliões  que nesta época se dirigem para as cidades praieiras do Espírito Santo, já que Governador Valadares não tem carnaval oficial neste período.

Além da blitz, a ação também se estendeu também para a  Estação Ferroviária (saída e chegada do trem de passageiros da VALE da Linha Vitória-Minas) e na Estação Rodoviária do Município. Antes ainda dessa mobilização, a Superintendência Regional de Saúde de Valadares (SRS) distribuiu para os 51 municípios da região leste, cerca de 140 mil preservativos. “Nós temos desempenhado nesta campanha, além da distribuição de preservativos, o papel de alertar e conscientizar a população sobre a importância da prevenção, evitando que novos casos de DSTs/Aids ocorram na região leste. Iniciativas como esta, reafirmam a missão do Governo Estadual na prevenção e assistência, visando, além da distribuição de insumos, promover e acompanhar as ações  dos municípios não só no carnaval, mas durante todo o ano ”, ressaltou a referência Técnica em DST/Aids da SRS-GV, Sônia Martins Galvão.

No Brasil para o período do carnaval, o Ministério da Saúde distribuiu aos estados de todo país 70 milhões de preservativos. Ao todo, os estados já contam com estoque de 50 milhões de unidades para as ações cotidianas de prevenção, o que inclui o carnaval. O quantitativo de camisinhas é definido com base no consumo médio mensal, além da capacidade de armazenamento e o estoque presente no almoxarifado.Lucas Alvarenga, 29 anos, pedreiro,  que aguardava na estação ferroviária o embarque para Vitória, sua terra natal, aprovou a iniciativa do Estado e do Municipio.” Acho importante continuar com este alerta geral sobre a AIDs,  porque tem muita  gente, principalmente a meninada nova, que não se proteje e depois se arrepende amargamente ”, enfatizou.

Aids em Minas e  Governador Valadares

De 2007 até dezembro de 2014 foram confirmados 18.460 casos da doença em Minas, sendo que 48% deste total foram em pessoas com idade entre 15 e 34 anos. Em 2014, foram notificados no Estado 2.367 novos casos de HIV/AIDS. Destes, 1.147 foram em jovens nesta faixa etária. Atualmente, o Estado de Minas Gerais fornece medicação para uma média de 24 mil pessoas que vivem com HIV/AIDS.

Já em Governador Valadares, no ano de 2014 foram registrados 101 novos casos de DST´s em residentes de Valadares. 1.567 pacientes estão cadastrados no CRASE; lá, recebem atendimento médico e tratamento. Em 2013 foram registrados 113 novos casos e contabilizados 1.467 atendimentos. “É preciso ficar atento e se prevenir, porque os casos de Aids estão aumentando em Valadares e, não dá para saber se alguém tem ou não a doença só de olhar para a pessoa; o aspecto físico muitas vezes engana. O outro pode ser lindo e atraente, mas isso não garante que seja saudável; portanto, usar camisinha é fundamental em qualquer relação sexual”, finalizou a coordenadora do Crase, Maria das Graças Lajes Casais.

Autor: Frederico Bussinger

Rolar para cima