SES promove ações no Dia Mundial da Luta contra a AIDS em Valadares

SES promove ações no Dia Mundial da Luta contra a AIDS em Valadares

No último dia 1º de dezembro, internacionalmente instituído como o Dia Mundial de Combate à AIDS, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, por meio da Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares (SRS-GV), em parceria com o Centro de Referência em Atenção Especial à Saúde (CRASE) do município e o SEST-SENAT, promoveu de 08 às 14 horas, na praça do Mercado Municipal da cidade,  diversas ações e atividades para lembrar a data.A principal estratégia da campanha pelo Dia Mundial de Luta contra a AIDS deste ano  é ampliar o acesso da população ao teste rápido, destacando a sua importância.O público alvo é a população em geral. A campanha também incentiva os profissionais de saúde a recomendarem a testagem aos pacientes, independente de gênero, orientação sexual, comportamento ou contextos de maior vulnerabilidade.“ O Estado neste iniciativa prioriza não só os grupos vulneráveis, mas toda a comunidade, com foco no teste rápido, que é realizado de forma segura e sigilosa”, ressaltou a superintendente Regional de Saúde de Governador Valadares, Sheila Furbino.Os técnicos estaduais, municipais e funcionários do SEST/SENAT realizaram panfletagem no local e em todo o comércio no entorno do mercado e orientaram as pessoas sobre a prevenção e cuidados com o HIV. Na oportunidade, em outro estande, equipe do setor de imunização do município aplicou vacina contra a Hepatite B e também foi feita a distribuição de  preservativos e senhas  para teste rápido de HIV. A pessoa com a senha foi orientada que deverá comparecer ao Centro de referência em atenção especial à saúde (CRASE) no período de 03 a 07 de dezembro, no horário de sete às 11 horas ou de 13 às 17 horas para realização do exame, onde também receberão aconselhamento sobre a doença.A procura pelas senhas do teste rápido foi muito grande e as 200 senhas disponibilizadas se esgotaram antes das 10 da manhã.O servente de pedreiro, Evandro Campos do bairro Altinópolis estava passando pelo local e foi atraído pelas ações da campanha. ”Acho muito importante esse tipo de conscientização para que todo mundo fique alerta sobre a Aids e procurem tomar  os devidos cuidados”, comentou. Segundo a referência técnica de DST/Aids da SRS-GV, Sônia Maria Martins Galvão, antes do dia D da campanha foram distribuídos pela Regional cerca de  90 mil   preservativos aos 51 municípios jurisdicionados,  incluindo Valadares.

Situação epidemiológica em Minas e Valadares

Do início da epidemia até outubro de 2012, já são 33.167 casos de AIDS notificados em Minas. Dos 33.167 mil casos, 5.099 são casos em homossexuais (15,37 % dos casos), 2.737 casos em bissexuais (8,25 %) e 17.004 casos notificados em heterossexuais (51,28 %).Em Governador Valadares, segundo o CRASE, foram confirmados de janeiro a dezembro de 2011, 40 casos em mulheres e 71 em homens. Em 2012, de janeiro até a presenta data, foram detectadas 41 mulheres e 44 homens infectados pelo HIV .Atualmente cerca de 1.300 pessoas de Valadares e região estão sendo acompanhadas pelo CRASE. “A Aids vem se destacando nos últimos anos em todas as faixas etárias. Não acredito que seja por falta de informação, mas de hábito do uso do preservativos”, salientou a diretora do Departamento de Atenção à Saúde de Governador Valadares, Ana Maria Germano.

Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais

 

Autor: Frederico Bussinger.


Rolar para cima