As chegadas e partidas no aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, ganharam mais uma medida preventiva para garantir a saúde e segurança dos passageiros. Durante o dia 8 a 31 de julho, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG), em parceria com a Infraero, disponibilizará no aeroporto um guichê de informações educativas e orientações sobre a Gripe e abordagens com equipes de mobilização no momento do desembarque dos viajantes. O objetivo da ação é divulgar os cuidados necessários para prevenir a doença, principalmente em locais fechados e grandes aglomerados.
A região sudeste do país está no período sazonal da Gripe, por isso, a SES-MG tem fortalecido as ações no Estado por meio de campanhas preventivas e da mobilização conjunta com parceiros. No desembarque, a passageira do voo de Governador Valadares com destino a Belo Horizonte, Sandra Ferrari, aprovou a iniciativa. “A conscientização e educação sobre cuidados com a saúde são muito importantes. O folder é um informativo que ajuda na prevenção”, disse. Gerson Santa, de São Paulo, também destacou os pontos positivos da ação. “Os órgãos públicos estão fazendo a parte deles e nós, cidadãos e sociedade, precisamos contribuir e fazer a nossa parte. Gostaria que as divulgações fossem contínuas”, sugeriu.
Os aeroportos são ambientes com grande circulação de pessoas e as aeronaves possuem espaços fechados que transportam muitos passageiros, cenários que podem favorecer a transmissão da Gripe. Para o gerente de Operações e Segurança da Infraero, Pedro Paulo e Silva, a implantação do guichê de esclarecimentos sobre a Gripe e a abordagem com entrega de material informativo no desembarque são importantes ações de saúde que compõem o programa de segurança aeroportuário. “A parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais e Infraero tem atingido o objetivo de esclarecer o público do aeroporto sobre a prevenção contra a Gripe. Em nossos monitoramentos concluímos a aceitação e receptividade dos passageiros em receber o conteúdo informativo e o reconhecimento deles em perceber que as iniciativas de cuidado contribuem para assegurar a saúde dos viajantes em nosso Estado”, avaliou Pedro.
Gripe, prevenção e sintomas
O inverno é a estação do ano propicia para a transmissão da Gripe. É necessário dar a devida para a doença, que pode levar a morte. Medidas simples contribuem para a prevenção como cobrir a boca com a parte interna do braço ao tossir ou espirrar, lavar as mãos com água e sabão sempre que for preciso, não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal. Fique atento aos sintomas: Febre alta (acima de 39 graus), dores musculares, prostração (mal-estar, sensação de fraqueza), pode vir acompanhada de tosse, dor de garganta, coriza, dor de cabeça e outras. Em casos suspeitos da Gripe procure a unidade de saúde mais próxima ou o médico.
Autor: Flávia Freitas