A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) promoveu uma reunião nesta terça-feira (14/02), pautando a reforma e reestruturação do antigo Hospital Siderúrgica em Coronel Fabriciano. Participaram do encontro, o Secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, o Subsecretário de Políticas e Ações de Saúde, Maurício Botelho, o Diretor da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano, Anchieta Poggiali, o Diretor Geral da Sociedade Beneficente São Camilo, Domingos Sávio Alves, a Diretora Administrativa do Hospital Vital Brasil, Vanide Alves Silva e a Assistente Administrativa, Érica Dias de Souza Lopes. O principal assunto abordado na reunião foi a importância da reestruturação do Hospital, que se encontra altamente deteriorado, tanto em sua estrutura, quanto na parte elétrica e telhado que necessitam de uma atenção especial.
A SES vai investir cerca de R$ 5 milhões nessa reestruturação, contando com a reforma e compra de equipamentos, por meio de um convênio firmado com a Sociedade Beneficente São Camilo, que ficará responsável por gerir o hospital nos próximos cinco anos. “Este contrato entre a SES e nós da Sociedade Beneficente São Camilo, sem dúvidas será um grande reforço na qualidade de saúde da região,” afirma o diretor geral da Sociedade São Camilo, Domingos Sávio.
“O estado vai implantar um modelo assistencial que vai garantir a integração do Hospital São Camilo e o Hospital Vital Brasil, um atendimento de qualidade, com disponibilidade 24 horas para toda essa microrregião”, explica o Subsecretário de Políticas e Ações de Saúde, Maurício Botelho. Após a reforma que deve durar cerca de 60 dias, o novo Hospital São Camilo de Coronel Fabriciano vai contar com atendimento 24 horas, 100% Sistema Único de Saúde de Minas Gerais (SUS/MG).
Com a união do atendimento nos dois hospitais, toda a população da microrregião será atendida e terá acesso a todas as especialidades médicas, além de 30 novos leitos de UTI, sendo 10 no São Camilo, e outras 20 no Vital Brasil. Destes 20, 10 serão leitos neonatais/ pediátricos. “A meta de aplicar esse conceito de complementação no atendimento à saúde nesta região, certamente irá ampliar o acesso à saúde dessa população e melhorar a qualidade de vida da microrregião.” ressalta o Secretário Estadual de Saúde, Antônio Jorge.
Equipamentos
Na última semana surgiram dúvidas sobre alguns equipamentos que se encontram no pátio do Hospital São Camilo de Coronel Fabriciano. “Os equipamentos que estão colocados no pátio do hospital, são um gerador de baixa potência e um compressor, que serão trocados e negociados por aparelhos mais potentes e adequados para o atendimento e à demanda do hospital,” esclarece o Diretor Regional de Saúde, Anchieta Poggiali.
Ainda se encontram também no pátio do hospital, algumas sucatas de uma antiga lavanderia, que são de responsabilidade dos antigos gestores do mesmo.
Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também nohttp://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Cica Almeida / SES-MG
