Nos dias 12 e 13 de setembro, no auditório da Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis, aconteceu a “Capacitação em Acidentes por animais Peçonhentos” para enfermeiros, médicos, farmacêuticos e veterinários dos 34 municípios da Região Centro-Oeste que possuem hospitais.
Na ocasião foi apresentada a situação epidemiológica de casos notificados por animais peçonhentos, como realizar a identificação e a abordagem clínica quando os profissionais se depararem com esses pacientes para que realizem atendimento com os soros antipeçonhentos.
“Nós trabalhamos tanto a Vigilância com a notificação destes casos quanto o controle destes acidentes por Animais peçonhentos. É necessário também orientar a população para que ela saiba o local onde deve ser atendida para receber o tratamento com antiveneno (soro)”, explicou o Coordenador do Programa de Vigilância e Controle de Acidentes por Animais Peçonhentos da SES-MG, Leonardo de Freitas.
O objetivo do curso é evitar óbitos por estes animais em Minas Gerais ocasionadas por falhas de diagnóstico e tratamento, melhorando a qualidade das notificações para permitir uma boa avaliação do panorama do estado e um planejamento adequando para distribuição destes soros.
“Nós temos um número de óbitos muito significativo causado por estes animais. O curso é uma forma de melhorar a informação destas notificações, mas também melhorar a qualidade do atendimento à população para esta seja atendida de forma rápida e eficiente”, destacou o médico da SES-MG, Alberto Sato.
Os técnicos participaram tanto de momentos teóricos quanto práticos, além de discutirem o fluxo de identificação destes animais (aranhas, escorpiões, lagartas, lacraias, abelhas, cobras) pelos municípios e Regional de Saúde de Divinópolis.
“Precisávamos de um momento assim para melhorar as nossas ações de vigilância, controle destes acidentes causados por estes animais, finalizou a referência do Programa estadual de Vigilância e Controle de Acidentes por Animais Peçonhentos da SRS- Divinópolis, Edilberto Flávio.
Autor: Willian Pacheco