Nesta terça-feira, 26/03, a Secretaria Estadual de Saúde promove na regional de Varginha o Seminário de Atualização em Malária e Meningites, que tem como objetivo atualizar os profissionais de saúde com informações referentes aos aspectos clínicos e epidemiológicos de ambas, além de repassar orientações sobre o sistema de informação SINAN.
Mais de 100 participantes estão presentes, dentre médicos, enfermeiros, coordenadores municipais de Vigilância em Saúde e membros da Vigilância Epidemiológica Hospitalar. As referências técnicas da SES/MG, José Francisco Zumpano e Kátia Chaves estão abordando questões sobre Malária.
A Malária é uma doença infecciosa febril, e é transmitida através de várias formas: picada do Anopheles, transfusão de sangue contaminado, uso de seringas contaminadas ou mesmo na gestação. De acordo com José Francisco Zumpano, quando a prevenção é falha, a chance de mortalidade é triplicada. “Todo suspeito de Malária merece atenção imediata, pois no caso da Malária falciparum, a infecção pode evoluir para óbito rapidamente”, afirmou.
José Francisco falou, então, sobre a definição dos casos, além do diagnóstico clínico, laboratorial e diferencial, além das complicações, tratamento e prevenção para viajantes. Já a técnica Kátia Chaves abordou a Vigilância Epidemiológica da Malária em áreas não-endêmicas e deu orientações acerca do SINAN/Malária.
Na parte da tarde, Luiz Carlos Coelho, juntamente com Delvaís Bernardes, ambos referências da SRS Varginha, abordarão o Protocolo Clínico de Meningites. “Eventos deste caráter são amplamente apoiados pela SRS Varginha, que reconhece a importância da presença dos municípios neste momento de aprendizado e troca de conhecimento”, afirmou Mabelle Nogueira, Superintendente Regional de Saúde de Varginha.
Autor: Tânia Corrêa / SRS Varginha