SES mobilizará visitantes da SuperAgro 2013 contra dengue e gripe

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) irá alertar os visitantes do evento SuperAgro 2013 para a tomada de hábitos preventivos contra a dengue e a gripe. A SuperAgro, uma realização do Governo de Minas que traz as novidades do campo, começa amanhã (29/05) e se estende até o dia 09 de junho, no Parque da Gameleira e no Complexo Expominas.

Nos dias 31/05 e 01/06 a SES-MG irá distribuir materiais informativos das campanhas contra a dengue – “Dengue tem que acabar! É hora de todo mundo agir” – e de prevenção à gripe – “Mude seu jeito de ver a gripe. Ela mata”. Já dos dias 05/06 a 09/09, a SuperAgro promove a “Minifazenda”, um espaço de educação para as crianças interagirem com os animais do campo.

Na ocasião, a SES-MG irá distribuir a história em quadrinhos “Deu a louca no mundo da fantasia” para mais de cinco mil alunos das redes estadual, municipal e privada de ensino. A HQ é uma adaptação da peça teatral de mesmo nome e conta a história de vários personagens das histórias infantis com uma estranha doença, a dengue. A Bruxa Éca e sua trupe do mal invadem o mundo real na tentativa de espalhar uma doença, mas Branca de Névoa e o grupo do bem estarão lá para impedir.

Para o coordenador comercial da SuperAgro, Celso Pantuza, um evento com uma abrangência tão grande não pode deixar de conscientizar seus visitantes para assuntos de saúde de grande relevância. “Temos a expectativa de receber aproximadamente 70 mil visitantes. Não poderíamos perder a oportunidade de mobilizar esse enorme público contra a dengue e a gripe”.

Dengue

Desde janeiro de 2013 já foram confirmados mais de 125 mil casos da dengue tipo clássico. Além disso, desde 2011 a população está suscetível a um novo tipo do vírus, o Sorotipo DEN-4. Por isso, é de fundamental importância a participação da população no controle da dengue. As pesquisas mais recentes apontam que mais de 80% dos focos de Aedes aegypti encontram-se dentro dos domicílios.

Gripe

Em 2012, foram notificados à SES-MG 3.132 casos e destes 186 (5,9%) foram causados por vírus influenza sazonais. Medidas simples auxiliam na prevenção à doença:

  • Lave as mãos frequentemente com água e sabão;
  • Ao tossir ou espirrar, cubra a boca com a parte interna do braço;
  •  Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
  •  Em casos de suspeita de gripe, procure seu médico ou a unidade de saúde mais próxima.

Autor: Alexandre Ribeiro

Rolar para cima