SES mobiliza parceiros no Centro-Oeste para o enfrentamento à Gripe

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis promoveu nesta sexta-feira, 05 de julho, no auditório da instituição, um café da manhã para as lideranças locais de organizações públicas e privadas. O evento teve como objetivo mobilizá-las e sensibilizá-las sobre a adoção de medidas preventivas contra a gripe, de acordo com o conceito da campanha estadual “Mude seu jeito de ver a gripe. Ela mata”.  

Na ocasião foi apresentado aos convidados o Plano Estadual de enfrentamento da Síndrome Gripal (SG) e da Síndrome Gripal Aguda Grave, com ênfase na Influenza. A superintendente regional de Saúde de Divinópolis, Kênia Carvalho, falou sobre a necessidade das informações estarem alinhadas, a organização da assistência, a necessidade do tratamento antiviral em tempo oportuno, os fatores de risco e as estratégias de comunicação social e mobilização.

“Este encontro é importante para definirmos e propormos ações conjuntas e que vocês podem realizar diretamente com o público de vocês. Precisamos olhar com mais atenção para este enfrentamento às Síndromes Gripais e mostrar a gravidade do assunto”, comentou a Superintendente.

A autoridade Sanitária da SRS/Divinópolis, Edilberto Flávio, contextualizou aos parceiros a situação epidemiológica da região Centro-Oeste. Também apresentou as diferenças entre Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave e as medidas de prevenção da doença.

“Higienizar frequentemente as mãos, principalmente antes de consumir algum alimento, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir, evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, higienizar as mãos após tossir ou espirrar, não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas, manter os ambientes bem ventilados são algumas medidas que evitam a transmissão da influenza e outras doenças respiratórias”, explicou a autoridade Sanitária da SRS/Div.

O Secretário Municipal de Saúde de Divinópolis, Dárcio Abud Lemos, ressaltou a importância da prevenção. “Temos que trabalhar na prevenção e nos unir. A participação da sociedade é fundamental para que possamos reeducar nossas ações”, comentou o Secretário.

Durante o Café, os participantes mostraram grande interesse em divulgar as ações de prevenção à doença. O Major da PM, Daivson Duarte, solicitou o material para replicar nas outras unidades da polícia Militar. “Gostaríamos de fazer este trabalho de replicação para nossas outras unidades”. O gerente Regional da Emater, Valério Mendes Resende, acrescentou: “também queremos realizar esta replicação para o nosso público e funcionários. O processo educativo pode contribuir nas na prevenção da doença. Por isso a importância de disponibilizar estes slides e o material gráfico quando chegar”.

Utilizar a semana da moda em Divinópolis para divulgar a campanha de prevenção à influenza também foi sugerida. “Nos dias 05 e 10 de agosto teremos a semana da moda em Divinópolis e podemos divulgar neste dia a campanha ‘Mude seu jeito de ver a gripe. Ela mata’”, propôs Sílvia Maria, da gerencia do Divshop.

Trabalhar a prevenção com os alunos universitários e da rede pública na volta às aulas foi outra proposta. “Devemos antecipar a campanha nas escolas, orientar os alunos da rede pública quanto a higienização das mãos e voltar a colocar o álcool gel não só nas escolas, mas nos restaurantes e lugares públicos para sensibilizá-las”,  destacou a professora da Funedi/ UEMG, Fernanda Francisqueto.

Ao final das discussões foi proposta a formação de um grupo de educação em saúde formado por representantes das Universidades, Secretaria Municipal de Saúde e Superintendência Regional de Saúde para que sejam ministradas palestras nas instituições parceiras. “Nós temos um universo de 1500 membros e contamos com a colaboração de vocês para replicar estas apresentações”, finalizou o pastor da 1ª Igreja Batista, Alexsandro de Oliveira.

Participaram do café da manhã representantes da Fundação Educacional de Divinópolis (Funedi/Uemg), Civil, o Ministério Público Estadual, o Hospital Santa Lúcia, Polícia Militar, o Hospital São João de Deus, o Divishop, o Centro Socioeducativo de Divinópolis, o Conselho Municipal de Saúde, Presídio Floramar, 1ª Igreja Batista, Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Divinópolis (Acid) Superintendência Regional de Educação de Divinópolis (S RE ) Câmara Municipal, Ferrovia Centro Atlântica (FCA) Universidade Federal de São João Del Rei, Emater e Secretaria Municipal de  saúde Divinópolis.

Influenza em Minas

Até o momento em Minas, foram confirmados 156 casos de Síndrome respiratória aguda grave causada por Influenza. Destes casos, 32 evoluíram para óbito. Destes óbitos, 1 foi causado pelo Influenza B; 28 pelo Influenza A HINI); 1 pelo Influenza A/ H3 (Sazonal) e 2 por Influenza A não classificado. Na Região Centro-Oeste, foram 5 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) provocada por influenza. Destes, 1 evoluiu a óbito.

Autor: Willian Pacheco

Rolar para cima