O programa é uma iniciativa da SES-MG para criar uma ponte entre a Universidade e o campo prático. A ideia é trazer acadêmicos dos mais diversos lugares, com formação nas áreas de Ciências da Saúde e Gerenciais, para conhecerem o funcionamento e a operacionalização do Sistema Único de Saúde em Minas, e a formulação e implementação de políticas públicas da área e participar no desenvolvimento de projetos estratégicos.
A abertura do Olhares sobre a Saúde contou com a presença do secretário de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, que destacou a importância da participação dos universitários no programa. “O objetivo da iniciativa é promover a vivência do dia a dia da Secretaria a estudantes universitários de vários cursos. Eles ganham com a abertura de perspectivas e a secretaria ganha com o enriquecimento trazido por esses novos olhares. A expectativa é de que estes acadêmicos possam levar, do estágio, uma experiência de vida”, afirmou.
O secretário de Estado Adjunto de Saúde, Marcelo Cabral, destacou a contribuição do ambiente acadêmico, especialmente no atual cenário. “Durante a pandemia, observamos vários ramos da ciência atuarem de maneira interdisciplinar, de modo a estabelecer uma troca entre as diferentes ciências”.
O papel desempenhado pelos supervisores dos estagiários foi destacado pelo Subsecretário de Inovação e Logística em Saúde, André Ranieri. “É importante mencionarmos a generosidade desses profissionais, responsáveis por multiplicar conhecimento e qualificar os universitários que chegam à SES”, afirmou.
Autor: Jornalismo SES-MG