A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promove, nesta segunda-feira (12/12), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, o seminário “Drogas? Vem pensar! Promoção, Prevenção e cuidado à saúde”. A diretora de Redes Assistenciais da SES-MG, Márcia Dayrell, ressaltou a importância em se debater o assunto, uma vez que o tema apresenta complexidade que vai além da saúde mental, afetando a saúde pública como um todo.
De acordo com o coordenador Estadual de Saúde Mental da SES-MG, Humberto Cota Verona, o seminário é um convite à saída pelo diálogo que possibilite uma melhor integração entre usuários, profissionais de saúde, gestores e a sociedade de forma geral.
O título do Seminário contrapõe a conhecida expressão “drogas, nem pensar”, que repercute a ideia de uma imposição pelo silêncio, promovendo não só isolamento, e também fomentando o preconceito. “No entanto, é importante lembrar que quando se trata de sujeitos, ninguém impõe nada a ninguém, pois a democracia e a liberdade são condições para a saúde e para o bem comum”, explica Humberto Cota Verona.
Ao longo do evento foram apresentados estudos relacionados aos desafios na realidade brasileira no que se refere ao uso de drogas lícitas e ilícitas. O seminário contou, ainda, com a apresentação musical de jovens integrantes do Programa Arte da Saúde, da Secretaria Municipal de Belo Horizonte.
Voltado ao público de 6 a 18 anos que se encontra em rota de exclusão e em situação de sofrimento mental, o programa tem o objetivo de estimular, por meio de diferentes expressões de arte, a capacidade e a autoestima, além de fortalecer os vínculos familiares e comunitários dos participantes, de forma a se sentirem parte integrante e ativa no contexto em que vivem.
O Seminário continua agora na parte da tarde e pode ser acompanhado ao vivo no Blog da Saúde MG: https://goo.gl/AfcxgG
Autor: Fernanda Rosa