SES-MG realiza encontro sobre fiscalização e produção de medicamentos, cosméticos e produtos para saúde

Crédito: Marcus Ferreira

Nesta quinta-feira (01/08), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou, em Belo Horizonte, encontro anual com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e fabricantes de medicamentos, cosméticos e produtos para saúde. O encontro é realizado numa parceria entre a Vigilância Sanitária de Minas Gerais (VISA-MG), Anvisa e Sindicato das Indústrias de Produtos Farmacêuticos e Químicos para Fins Industriais no Estado de Minas Gerais (SINDUSFARQ). O objetivo é promover discussões e propostas relativas às normativas regulatórias do complexo industrial da saúde, além de ampliar as conversas entre os diferentes setores envolvidos na produção e fiscalização dos produtos.

Para o subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde da SES-MG, Dario Brock Ramalho, o encontro é uma das iniciativas que buscam promover soluções, conciliando saúde de qualidade e fomento à economia. “É por meio desse tipo de iniciativa que procuramos responder, de alguma forma, a esse dilema imposto à atual administração de conciliar saúde de qualidade e, ao mesmo tempo, fomentar a economia. Nesse sentido, políticas que venham movimentar a economia do estado, nos colocando como indutores de boas práticas, são bem-vindas”, explica.

Já o presidente do SINDUSFARQ e vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Carlos Mário de Moraes, lembra que o encontro também tem como objetivo trazer benefícios aos cidadãos, com a entrega de produtos com mais qualidade e segurança. “Sempre tivemos o desafio de discutir temas relevantes no cenário regulatório do complexo industrial da saúde em Minas Gerais. E o benefício será do consumidor, que cada vez mais terá segurança nos produtos ofertados no mercado. O SINDUSFARQ espera que este encontro seja de grandes oportunidades para que todos os envolvidos possam questionar, aprender e planejar suas ações”, afirma.

Participam do evento representantes da Vigilância Sanitária de Minas Gerais, ANVISA, instituições e empresas ligadas às áreas de medicamentos, cosméticos e produtos para a saúde, incluindo o SINDUSFARQ. Ao longo do dia, temas relacionados à fiscalização e produção de medicamentos serão debatidos, incluindo inspeções das indústrias de medicamentos, verificação continuada de produtos, controle sanitário e de qualidade. O encontro segue na sexta-feira (02/08) com temas voltados para a inspeção da produção de itens de higiene pessoal, cosméticos e perfumes, além de outros produtos para a saúde.

Crédito: Marcus Ferreira

Ronaldo Lúcio Gomes, da Gerência-Geral de Inspeção e Fiscalização Sanitária (GGFIS) da ANVISA, explica a importância do setor produtivo e também dos responsáveis pela fiscalização se reunirem para trocar informações. Afinal, o objetivo é a construção de produtos com cada vez mais qualidade. “Todos temos um objetivo em comum que é a busca pela segurança sanitária dos produtos. E é essa proximidade entre os setores que deve guiar nosso trabalho, afinal, é sempre importante que um lado saiba exatamente o que o outro espera dele, numa conversa positiva em torno da construção de produtos melhores”, explica.

Ainda nesta semana, a Vigilância Sanitária de Minas Gerais (VISA-MG) realizou, durante três dias, a atualização profissional de inspetores de medicamentos e congêneres. O evento ocorreu na Cidade Administrativa e abordou temas como: métodos de esterilização; discussão sobre relatos de experiência profissional na área de fabricantes de produtos para saúde, destacando apontamentos de não conformidades/recomendações e fundamentações em relatórios de inspeção; e validação do sistema de água e ar para produtos para saúde.

Autor: Jéssica Gomes

Rolar para cima