A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Coordenação de Zoonoses, realizou, entre os dias 3 e 5/5, capacitação on-line para atualizar os profissionais de saúde quanto ao diagnóstico e tratamento de acidentes por animais peçonhentos.
O treinamento, voltado para enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, médicos e referências técnicas da vigilância epidemiológica, foi ministrado por técnicos do Programa de Acidentes por Animais Peçonhentos do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde, além de médicos.
A referência técnica de Acidentes por Animais Peçonhentos da SES, Andréia Kelly Roberto Santos, destaca que, ao longo do encontro, foram abordadas informações sobre número e tipos de acidentes mais frequentes no Brasil e em Minas. “As palestras foram muito importantes e demonstraram como deve ser feita a avaliação clínica do paciente, o diagnóstico e o tratamento”, afirma.
O evento foi realizado por meio digital e transmitido pelo canal da SES no YouTube, contando com participantes das unidades regionais de saúde, bem como de outros estados.
“A expectativa a partir desse evento é a melhoria no diagnóstico e tratamento de vítimas de animais peçonhentos, a redução dos indicadores de saúde (morbimortalidade e letalidade) por acidente por animais peçonhentos e a qualificação da notificação dos Atendimentos por Acidentes por Animais Peçonhentos”, explica Andréia.
Todas as palestras foram gravadas e encontram-se disponíveis no canal Youtube da SES-MG.
Autor: Fernanda Rosa