Nesta quarta-feira (30/03), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promoveu, por meio da Superintendência de Assistência Farmacêutica, seminário voltado para todos os Núcleos de Assistência Farmacêutica (NAF) das Unidades Regionais de Saúde. Clique aqui e veja a programação completa.
O objetivo do seminário, realizado na Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG), em Belo Horizonte, é melhorar a oferta de serviços à população do estado. “Nesse encontro, teremos a mistura de conteúdos técnicos e organizacionais para dar conta desse projeto que pertence à coletividade”, destacou Maria do Carmo, subsecretária de Políticas e Ações de Saúde da SES-MG.
O Superintendente da Assistência Farmacêutica da SES-MG, Homero Rocha Filho, ressaltou a necessidade de mudança no paradigma de que assistência farmacêutica seja responsável apenas por adquirir e distribuir medicamentos. “Só comprar e distribuir o medicamento não resolve o problema da população. É preciso qualificar o uso. E o farmacêutico é o profissional, dentre outros no sistema de saúde, que possui essa vocação de orientar o uso do medicamento junto ao usuário e fazer a qualificação no acesso”, afirmou Homero.
As atividades programadas para o seminário, que seguem até a próxima sexta-feira (01/04), visam à atualização de diretrizes técnicas e conceitos, padronização de procedimentos e disseminação de informação. Espera-se, assim, fornecer subsídios para que os farmacêuticos dos Núcleos de Assistência Farmacêutica possam prestar um serviço cada vez mais qualificado, eficiente e eficaz.
Autor: Fernanda Rosa