A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promoveu nos dias 04 e 05 de maio (quinta e sexta-feira) na Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte, o Encontro dos Coordenadores das Centrais de Regulação. O objetivo foi discutir os processos de regulação, organização e pactuação de fluxos, alinhamento das políticas da assistência hospitalar, urgência e regulação e o encaminhamento das dificuldades de cada macrorregião. A atividade acontece duas vezes ao ano.
As centrais de regulação do estado tem como propósito regular o acesso aos serviços hospitalares e ambulatoriais e de acordo com sua estrutura operacional são capazes de dar a melhor resposta possível para um problema assistencial especifico. Realizado de forma macrorregional o encontro contou com a participação de mais de 30 pessoas de diversos municípios
Entre os vários assuntos debatidos também foram apresentados alguns relatos de experiências exitosas, como a integração entre o Batalhão de Operações aéreas do Corpo de Bombeiros e as centrais de regulação. O médico regulador da central de leitos de Alfenas, Vicente de Paula, também apresentou o fluxo para o acesso aos leitos da central de regulação Sul e a integração com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O aumento dos processos de judicialização para obtenção do acesso aos serviços de saúde também foi apresentado pelo Desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Renato Luis Dresch, que destacou a preservação dos direitos na área da saúde e a importância do poder judiciário entender mais sobre o SUS.
Para a Subsecretária de Regulação em Saúde da SES-MG, Wandha Karine dos Santos, o encontro também contribuiu para promover a integração dos coordenadores das centrais de regulação. “Realizado duas vezes por ano, o encontro também ajuda na discussão das dificuldades nos processos de regulação além de promover a integração dos coordenadores e o debate de diversos assuntos”, afirmou.
Autor: Alessandra Maximiano