Nesta quinta-feira (07/04) é celebrado o Dia Mundial da Saúde. A data foi estabelecida para coincidir com o dia de fundação da Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1948. O objetivo é conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos fatores que afetam a saúde humana. Em 2016, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) contempla a data abordando a importância da alimentação saudável e da prática de exercícios físicos por meio do hot site Vida Saudável: www.saude.mg.gov.br/vidasaudavel
De acordo com a Diretora de Promoção à Saúde da SES-MG, Daniela Souzalima Campos, os municípios são incentivados a realizar atividades em alusão à data. “Essas ações são importantes para empoderar a população sobre a conscientização da importância de se buscar hábitos de vida mais saudáveis”, afirma.
Manter uma alimentação saudável e adequada é importante para proporcionar uma melhor qualidade de vida da população, uma vez que contribui para a manutenção do peso e é um fator de proteção para o desenvolvimento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) – doenças do aparelho circulatório, respiratório, doenças endócrinas e neoplasias. “A inatividade física e a alimentação inadequada, juntamente com o tabagismo e consumo nocivo de bebida alcoólica são os principais fatores de risco para o desenvolvimento dessas doenças”, avalia Daniela Souzalima.
A prática regular de atividades físicas também é considerada como fator importante de proteção à saúde. Ela contribui para a melhora do condicionamento cardiovascular, saúde óssea, muscular e mental. Segundo orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) é recomendado praticar por semana 150 minutos de atividade física aeróbica com intensidade moderada, como caminhar, andar de bicicleta, dançar, hidroginástica, entre outras.
A obesidade, o diabetes, a hipertensão, as doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer, também estão associados ao consumo excessivo de calorias e à oferta desequilibrada de nutrientes na alimentação. “A alimentação adequada e saudável é um direito humano básico que envolve a garantia ao acesso permanente e regular, de forma socialmente justa e acessível do ponto de vista físico e financeiro; harmônica em quantidade e qualidade, atendendo aos princípios da variedade, equilíbrio, moderação e prazer, baseada em práticas produtivas adequadas e sustentáveis”, finaliza Daniela.
– Clique aqui e confira no Blog Saúde MG uma entrevista com a nutricionista e Diretora de Promoção à Saúde da SES-MG, Daniela Souzalima Campos.
Autor: Paula Gargiulo