Nos dias 14 e 15 de outubro, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promove a 1ª etapa da Oficina de Prioridades em Pesquisa do PPSUS. A oficina será realizada no dia 14 de outubro, às 09h, na Cidade Administrativa de Minas Gerais, no Prédio Minas, 12º andar, nas salas 06 e 07. Já no dia 15 de outubro acontece às 09h, no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).
“A realização desta oficina é fundamental para se definir os temas de pesquisas que irão compor as chamadas públicas que serão lançadas em Minas Gerais por meio da FAPEMIG. Para tanto, a SES-MG é responsável por organizar a oficina que ocorre com a participação de gestores, técnicos das Secretarias de Saúde e de todas as instituições do sistema estadual de saúde, além de representantes da comunidade científica”, explica o representante do PPSUS em Minas Gerais, Fabrício Simões.
Ainda, de acordo com Fabrício Simões, esta etapa a SES-MG exerce um papel crucial, por ser responsável em fazer o levantamento cuidadoso da situação de saúde e do perfil epidemiológico do estado. “Essas informações darão subsídios para a definição das prioridades de pesquisa no estado. Dessa forma, oportunizar momentos de discussão entre gestores e pesquisadores visa estruturar estratégias para a incorporação dos resultados das pesquisas pelo sistema de saúde o que é fundamental para que o PPSUS possa atingir os seus objetivos”, finaliza.
O que é o PPSUS?
O Programa Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (SUS): gestão compartilhada em saúde (PPSUS) foi criado em 2004, com os objetivos de financiar pesquisas em temas prioritários para a saúde em cada estado brasileiro, além de promover a aproximação dos sistemas de saúde e ciência e tecnologia locais, reduzir as desigualdades regionais na ciência, tecnologia e inovação em saúde.
O PPSUS, na esfera federal, envolve o Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit), que é o coordenador nacional do Programa, e o CNPq/MCTI, instituição responsável pelo gerenciamento administrativo do PPSUS. Na esfera estadual, a FAPEMIG e a SES-MG. O desenvolvimento do PPSUS envolve oito etapas distintas:
1) A realização de oficinas para seleção das prioridades de pesquisa em saúde;
2) A elaboração e publicação da chamada pelas FAPEMIG;
3) A submissão das propostas;
4) A avaliação ad hoc;
5) A análise pela Comissão de Especialistas;
6) A aprovação final pelo Comitê Gestor;
7) O acompanhamento e avaliação das pesquisas;
8) A análise do potencial e incentivo à incorporação dos resultados das pesquisas nos serviços e sistema de saúde.
Autor: Wander Veroni
