Nesta sexta-feira, 07 de fevereiro, às 18 horas, o município de Itaúna inaugura o Centro de Oncologia. A obra foi finalizada em setembro de 2015 e teve valor final orçado em R$1.247.777,04, sendo R$900 mil do Estado e o restante conseguido por meio da doação de empresários. Apoiadores como a Associação de Voluntários no Apoio ao Combate do Câncer em Itaúna (AVACCI) também contribuíram para a finalização do projeto.
A habilitação do serviço de Alta Complexidade em Oncologia do Hospital Manoel Gonçalves foi autorizada, conforme publicação no Diário Oficial da União e assinada pelo Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, dia 17 de dezembro de 2019.
O Centro Oncológico terá capacidade para atender não somente a microrregião de Itaúna, mas também a micro de Pará de Minas. Assim, beneficiará 1/3 da macrorregião Oeste, algo em torno de 500 mil habitantes. A região Oeste contava apenas com uma unidade em Divinópolis, com abrangência de 1.129.450 pessoas. Isto representava um déficit de 1/3 unidades habilitadas em Oncologia, destacando assim a importância da UNACON Itaúna.
Autor: Jornalismo SES-MG