SES/ MG orienta Triângulo do Norte para conter o avanço da covid-19

Imagem

A Secretaria de Estado de Saúde de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), por meio do gabinete e com o apoio da Sala de Situação das Subsecretarias de Gestão Regional, de Políticas e Ações de Saúde e, também, da Superintendência de Regulação e das Unidades Regionais de Saúde de Uberlândia e Ituiutaba, realizou reunião virtual na última quinta-feira (15/10) com os gestores municipais da macrorregião para tratar do cenário atual em relação à pandemia de covid-19. Durante o encontro foram esclarecidas dúvidas quanto à retomada das cirurgias eletivas e reabertura das escolas da Educação Básica. Em relação aos critérios do Plano Minas Consciente, a macrorregião do Triângulo do Norte foi classificada na Onda Verde nesta semana (17 a 23/10). Atualmente, 22 dos 27 municípios fazem parte do programa estadual.

O chefe de gabinete da SES/MG, João Pinho, destacou que mesmo o Triângulo do Norte apresentando melhora nos indicadores, o momento requer cautela para a retomada das atividades econômicas. Ele ressaltou, ainda, a ampliação dos critérios de testagem para melhorar o monitoramento dos casos por meio do rastreamento. “Houve alteração recente do protocolo, que ampliou os critérios de testagem utilizando o RT-PCR para os casos leves de Síndrome Respiratória Aguda Grave”, pontuou.

Gustavo Tannús, secretário de Saúde de Monte Alegre de Minas e presidente do COSEMS Regional de Uberlândia, reforçou que será necessária uma mudança de atitude dos profissionais de saúde e da própria população. “Vamos ter que trabalhar para que haja a prevalência do teste padrão ouro, que é o PCR, ao invés do sorológico. Ao mesmo passo que precisamos conscientizar, com o apoio da Atenção Primária, que o paciente com sintomas leves cumpra o isolamento social”, frisou.

Autor: Lilian Cunha

Rolar para cima