Atendendo ao quantitativo apresentado pelos municípios da região de Ubá e Muriaé, que registraram dificuldades em prover a segunda dose da vacina Coronavac, a SES-MG trabalhou para organizar o envio a fim de cobrir o esquema vacinal das pessoas que estavam em atraso. Esta operação se iniciou com a 16ª remessa, extinguindo o déficit com a entrega da 20ª remessa no dia 21 de maio, quando 2.440 doses do imunizante produzido pelo Instituto Butantan foram entregues.
O setor de Imunização da Regional de Saúde de Ubá solicitou aos 31 municípios jurisdicionados pela unidade que informassem, oficialmente, se estavam com déficit no estoque para segunda dose. Ao todo, 20 relataram o problema. “Com o levantamento, conseguimos remanejar as entregas para suprir essa demanda importante. Agora, na 20ª remessa, conseguimos a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Ubá, que trocou 430 doses da Coronavac por igual quantidade da Astrazeneca que tínhamos na nossa reserva técnica, totalizando o que precisávamos para atender a região”, relatou Wallan MacDonald, referência técnica em Imunização da URS Ubá.
Visconde do Rio Branco foi uma das cidades da região que necessitou de um novo aporte para atender as demandas da segunda dose da Coronavac. “Recebemos a quantidade solicitada à Regional de Ubá, e esperamos cobrir o público que aguarda a segunda dose, que é de 65 a 68 anos, executando o agendamento já feito com o público”, informou Cíntia Moreira, referência técnica em Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Visconde do Rio Branco.
Cabe às secretarias municipais de Saúde coordenar a operacionalização do plano de contingência da imunização da covid-19, para que as doses cheguem ao público prioritário discriminado pelo Ministério da Saúde. “A orientação que repassamos para os municípios é o que preconiza o Plano Nacional de Imunização: que administrem a segunda dose da vacina assim que possível, mesmo que ultrapasse os 28 dias. Estamos aqui para apoiar todos os profissionais das secretarias municipais da nossa área de abrangência, por isso nos mobilizamos para atender a esta necessidade tão premente”, destacou Aline de Almeida Prado, diretora da URS Ubá.
Confira a lista de municípios que receberam novo aporte para aplicação da segunda dose da Coronavac na região de Ubá e Muriaé:
Antônio Prado de Minas: 115 doses
Barão de Monte Alto: 260 doses
Dores do Turvo: 45 doses
Ervália: 200 doses
Guarani: 120 doses
Guiricema: 688 doses
Miradouro: 110 doses
Muriaé: 4.100 doses
Patrocínio do Muriaé: 330 doses
Piraúba: 412 doses
Presidente Bernardes: 40 doses
Rio Pomba: 890 doses
Rosário da Limeira: 160 doses
São Geraldo: 250 doses
São Sebastião da Vargem Alegre: 90 pacientes
Silverânia: 50 doses
Tabuleiro: 50 doses
Tocantins: 707 doses
Ubá: 2.600 doses
Visconde do Rio Branco: 1.760 doses
Autor: Keila Lima