Com a participação de profissionais da macrorregião de saúde do leste de Minas que atuam na área de vigilância em Saúde, além de referências técnicas das Regionais de Coronel Fabriciano e de Governador Valadares, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), promoveu nos dias 26 e 27/11, no auditório da UNIPAC, a 3ª e conclusiva Oficina do Curso “Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSUS Fundamental)”.
O curso, que contou com o apoio da Regional de Saúde de Governador Valadares (SRS-GV), teve duração de 12 semanas, sendo as duas primeiras presenciais, intercaladas com momentos de dispersão e nestes dois últimos dias, com a apresentação dos trabalhos de conclusão dos treinandos.
A ponto focal do EpiSUS Fundamental da SES-MG e coordenadora do evento, Rejane Balmant Neto, fez uma avaliação do curso. “O balanço é muito positivo porque tivemos vinte profissionais que estão saindo com formação para atuar nas situações de emergências de saúde e na própria rotina de trabalho, dando uma resposta rápida, detectando problemas e tornando público a quem de direito para tomada de decisão”, destacou.
A enfermeira e coordenadora de Atenção Primária e Vigilância em Saúde do município de Galiléia, Carla Carvalho, após apresentar seu trabalho de conclusão, ressaltou o curso como um marco na sua vida. “Ao finalizar os trabalhos aqui você é uma pessoa antes e depois do EpiSUS, porque enquanto profissional, passamos a ter uma visão ampla do serviço, do domínio do tempo e da necessidade não só de trazer resultados mas de divulga-los. Além disso, foram momentos importantes de convivência com excelentes profissionais de saúde que dividiram suas experiências conosco, permitindo que multipliquemos esses conhecimentos nas unidade de trabalho no município ”, finalizou.
O curso teve como orientadoras a médica do município de Governador Valadares, Katiuscia Cardoso Rodrigues e as professoras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Vaneska Alves e Alexandra Paiva Araújo.
EpiSUS
O EpiSUS é uma parceria do Ministério da Saúde com a SES-MG e tem o objetivo de fortalecer o SUS por meio da capacitação de profissionais que atuam na área da vigilância em saúde, visando melhorar a capacidade de detecção, resposta e comunicação de problemas de saúde pública. Minas Gerais é o quarto estado a participar do projeto e representa a região sudeste do país.
Esse modelo de capacitação, além de valorizar os profissionais que estão na linha de frente das respostas às emergências de saúde pública, também visa atender às necessidades do serviço para representar um passo fundamental para o fortalecimento da vigilância em saúde em todas as esferas do SUS.
Autor: Frederico Bussinger