SES-MG e UFMG lançam e-book de cuidados para recém-nascidos de alto risco

Imagem

O evento também homenageou gestores que participam da construção da saúde coletiva no estado

O livro eletrônico (e-book) “Cuidando do recém-nascido de alto risco” foi lançado nesta quinta-feira (21/05) às 11h, no auditório do Centro de Tecnologia em Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG (Cetes). Em 16 web-aulas, o e-book aborda temas como cardiopatias congênitas cianóticas, reanimação neonatal e nutrição parenteral.

O livro eletrônico foi elaborado com base no projeto de Telemonitoramento de UTIs Neonatais. O projeto oferecia aos profissionais no interior do estadowebconferências mensais, teleconsultorias síncronas, discussão de casos clínicos, exames complementares e acesso à teleconsultorias com especialistas.

“A ideia deste e-Book surgiu diante da necessidade de registrar alguns temas abordados em webconferências realizadas e que consideramos primordial para a adequada assistência ao neonato”, explicou Maria do Carmo Barros de Melo, professora do Departamento de Pediatria da Faculdade e idealizadora do projeto.

Além de Maria do Carmo, também participaram da organização do e-book a enfermeira Nara Carvalho da Silva e a pediatra Thais Costa Nascentes Queiroz.

Homenagem

Na ocasião, a Faculdade de Medicina realizou homenagem aos ex-alunos Fausto Pereira dos Santos, Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Helvécio Miranda Magalhães, Secretário de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, e à professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade e Secretária Adjunta Estadual de Saúde, Alzira de Oliveira Jorge.

Tarcísio Afonso Nunes, diretor da Faculdade de Medicina da UFMG, enfatizou o papel desses gestores na construção da saúde coletiva e também no enfrentamento dos desafios atuais do SUS.

Segundo Helvécio, “o país está em um momento em que é preciso radicalizar a ideia de democracia e de saúde coletiva. Precisamos preservar as conquistas históricas do SUS e enfrentar as dificuldades atuais”.

O Secretário de Saúde, Fausto Pereira, disse que “o compromisso do governo do estado é construir propostas inovadoras para a saúde coletiva. E uma maneira de fazer isso é realizar parcerias com as instituições de ensino”.  

Alzira também enfatizou o papel da universidade na construção do SUS: “quando inseridos no sistema público de saúde ainda durante sua formação acadêmica, o médico pode ajudar a melhorar os fluxos de atenção e atendimento”.

 

» Clique aqui e confira as fotos do evento no nosso álbum do Flickr.

Autor: Juliana Gutierrez

Rolar para cima