SES-MG e Centro Especializado de Reabilitação de Diamantina realizam oficina ortopédica itinerante

SES-MG realiza a distribuição de próteses - Foto: SMS de Almenara

 

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e o Centro Especializado de Reabilitação (CER) de Diamantina realizaram, entre 16 e 19 de maio, em Almenara, uma Oficina Itinerante Ortopédica, que proporcionou a entrega de cadeiras de rodas motorizadas e de banho para pacientes cadeirantes. Essa iniciativa faz parte da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD), que visa fornecer serviços de dispensação, confecção, adaptação e manutenção de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (OPM).

A Oficina Ortopédica Itinerante, regulamentada pela Portaria do Ministério da Saúde Nº 793, de 24 de abril de 2012, e pela Deliberação CIB SUS MG Nº 1.272, de 24 de outubro de 2022, desempenha um papel fundamental na garantia de acessibilidade e melhoria da qualidade de vida dos pacientes. Durante o evento, foram beneficiados os seguintes municípios: Águas Vermelhas, Almenara, Bandeira, Comercinho, Divisa Alegre, Felisburgo, Itaobim, Itinga, Jacinto, Jequitinhonha, Jordânia, Mata Verde, Medina, Monte Formoso, Palmópolis, Pedra Azul, Ponto dos Volantes, Rio do Prado, Rubim, Salto da Divisa, Santa Maria do Salto e Santo Antônio do Jacinto.

O diretor da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul, Marcelo Barbosa Alves, afirmou que a operacionalização das políticas públicas na prática, por meio da oficina ortopédica itinerante, demonstra a importância destas ações na área da saúde, especialmente no que diz respeito à acessibilidade e à qualidade de vida das pessoas com deficiência. “A entrega das cadeiras de rodas e de banho promove não apenas a mobilidade dos pacientes, mas também contribui para sua integração social. A iniciativa reforça a crença de que é possível concretizar os ideais do SUS (Sistema Único de Saúde), trazendo benefícios tangíveis para a população”, avaliou o diretor.

 

Impacto para os pacientes

As cadeiras de rodas motorizadas e cadeiras de banho fornecidas pela oficina possibilitam melhor locomoção e contribuem para o processo de reabilitação. Além disso, garantem melhor acesso e promovem integração nas relações de convivência dos pacientes. A referência técnica regional de RCPD da GRS Pedra Azul, Daniela Mendes, ressalta que os equipamentos trazem benefícios significativos para a vida dos pacientes. “A atuação da Oficina Ortopédica Itinerante, aliada ao esforço conjunto de órgãos e profissionais comprometidos, é um exemplo inspirador de como as políticas públicas podem ser efetivamente implementadas no nível local, impactando positivamente a vida das pessoas. A entrega das órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção não apenas proporciona maior autonomia e bem-estar aos pacientes, mas também fortalece a confiança na capacidade de transformação do sistema de saúde”, afirmou Daniela.

Autor: Allan Gomes Campos

Rolar para cima