SES-MG divulga novas ações de auxílio aos municípios impactados pelas chuvas na zona da mata mineira

Estado reforça envio de vacinas, medicamentos, insumos e instala salas de situação para monitoramento diário dos cenários epidemiológico e assistencial

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) participou da entrevista coletiva realizada pelo Governo de Minas em Juiz de Fora nesta segunda-feira (2/3) para abordar a intensificação das ações de apoio aos municípios de Juiz de Fora, Ubá, Matias Barbosa e Ewbank da Câmara, fortemente impactados pelas chuvas registradas na semana de 23/2. As situações locais seguem sendo monitoradas diariamente pela pasta, em articulação com as unidades regionais de saúde.

O subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eduardo Campos Prosdocimi, participou da entrevista coletiva e detalhou as medidas adotadas pelo Governo de Minas para apoiar os municípios afetados por alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra. “Estamos doando sete câmaras frias para auxiliar na estrutura dos municípios afetados, além disso, recompondo as vacinas de tétano, hepatite A, hepatite B, febre amarela e difteria para os mesmos”, ressaltou. 

Eduardo Prosdocimi relatou que vários profissionais de saúde estão sendo capacitados para abordar o manejo clínico dos agravos às populações que tiveram contato com a água das enchentes. “Também fizemos o encaminhamento de hipoclorito de sódio, que é importante para o tratamento da água usada pelas populações afetadas pelas enchentes”, comentou.

Subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eduardo Campos Prosdocimi, participou da entrevista coletiva em Juiz de Fora

Também foram distribuídos nove kits emergenciais com medicamentos e insumos estratégicos para Juiz de Fora, Ubá, Matias Barbosa e Ewbank da Câmara. Cada um desses kits consegue atender 1.500 pessoas por um mês ou 500 pessoas por três meses, garantindo suporte às ações de prevenção e assistência.

As ações do Governo de Minas iniciaram ainda na última semana com o anúncio de um montante de R$48,2 milhões em adiantamentos e reforços financeiros emergenciais, além do envio de duas carretas de ajuda humanitária.

Desde o início das chuvas, a SES-MG mantém diálogo permanente com os municípios para levantamento de danos, reposição de estoques e identificação de equipamentos comprometidos. O subsecretário de Vigilância em Saúde, Eduardo Prosdocimi, destacou que duas salas de situação foram instaladas em Juiz de Fora e Ubá para acompanhamento diário dos cenários epidemiológico e assistencial.

Atuação regional

A Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora (SRS-JF) atua em conjunto com as gestões municipais no suporte técnico e na articulação com o Ministério da Saúde e a Força Nacional do SUS. 

Em Matias Barbosa, que decretou situação de calamidade pública, foram contabilizados 810 desalojados e 40 desabrigados, em um município com cerca de 14 mil habitantes. Já em Ewbank da Câmara, com menos de 4 mil moradores, 32 casas foram interditadas e 27 pessoas ficaram desalojadas ou desabrigadas. Equipes da SRS-JF estiveram nos municípios para orientar as gestões locais e reforçar o envio de vacinas e insumos.

Municípios mais impactados

Juiz de Fora e Ubá concentram os maiores impactos pelas chuvas na região da Zona da Mata. Em Juiz de Fora, de acordo com dados da prefeitura, até 2/3 foram registrados 61 óbitos e mais de 8 mil desabrigados ou desalojados. Em Ubá, até a ⅓, a prefeitura registrou mortes e mais de 4 mil desabrigados ou desalojados.

A SES-MG reforça a importância de manter os cuidados sanitários após enchentes e orienta a população a seguir as recomendações de prevenção disponíveis em: https://www.saude.mg.gov.br/alertachuva/

Texto e fotos: Benjamim Jr

Rolar para cima