A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) envia, esta semana, paraunidades hospitalares, em 73 municípios, 156.110 unidades de kit intubação. Os insumos são direcionados a instituições que se encontram com níveis de disponibilidade dos medicamentos considerados críticos. Esta remessa vem sendo disponibilizada desde 16/6. Os sedativos são suficientes para cobertura de quatro a dez dias. Semanalmente, a SES-MG tem disponibilizado os medicamentos de acordo com monitoramento de estoques periódico.
Clique aqui e confira a relação das unidades hospitalares que receberam os medicamentos.
Os itens são essenciais para a sedação dos pacientes em tratamento da covid-19, sendo que o propofol, o midazolam e o diazepam foram adquiridos pelo Governo de Minas e o fentanil, pela União.
Monitoramento
A SES-MG, juntamente com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), faz o levantamento periódico dos quantitativos dos prestadores e fornecedores de medicamentos e insumos das unidades hospitalares.
Também é monitorado o abastecimento de fármacos nas redes públicas e privadas de assistência médico-hospitalar, que devem informar regularmente à SES-MG sobre estoques disponíveis de medicamentos e insumos.
O monitoramento é feito a partir da autodeclaração e preenchimento de formulário. Assim que cada remessa chega ao estado, o resultado do monitoramento semanal é analisado para distribuição aos hospitais em situação mais crítica e conforme disponibilidade do estoque. A sugestão de distribuição é validada junto a uma comissão da SES-MG e do Cosems-MG.
Confira a relação de medicamentos:
Propofol: 2.440
Midazolam: 2925
Fentanil: 139.095
Diazepam: 11.650
Total: 156.110
Autor: Jornalismo SES-MG