SES-MG desenvolve funcionalidade no SUSFÁCIL para gerir fila de cirurgias eletivas

Imagem

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) desenvolveu uma nova funcionalidade no Sistema Informatizado de Regulação – SUSFÁCIL/MG, para cadastramento na fila de cirurgias eletivas. A partir das informações coletadas no impresso de solicitação da cirurgia, será organizada e gerida uma fila para cadastramento. 

De acordo com Marcela Teixeira, Diretora de Informação em Saúde da SES-MG, Wandha Karine, Diretora de Regulação Assistencial e André Queiroga, Coordenador do Sistema de Informação Hospitalar, antes da nova funcionalidade não existia uma gestão de fila no sistema SUSFÁCIL/MG. “O cadastro de pacientes era realizado apenas para cumprimento dos ritos de autorização de internação hospitalar e agendamento do atendimento, mas sem gestão da fila”, explica André. O município de origem do paciente será responsável por incluir a informação no sistema por paciente e procedimento. 

O desconhecimento da real demanda do estado por cirurgias eletivas e um acordo entre a SES-MG e o Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS) foram os fatores que levaram à decisão de se desenvolver essa funcionalidade. Ainda de acordo com a Secretaria, a implantação da fila das cirurgias eletivas vai tornar possível o conhecimento das demandas e o planejamento das ações de maneira efetiva, melhorando, assim, o atendimento aos pacientes. 

Atualmente, a funcionalidade desenvolvida no SUSFÁCIL para cadastramento na fila das cirurgias eletivas está sendo testada pelos operadores da SES-MG e a previsão é que, até março de 2016, as alterações já tenham sido implementadas por completo.

 

 

 

Autor: Fernanda Rosa

Rolar para cima