Nesta quinta-feira (19/11), a secretária-adjunta da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Alzira de Oliveira Jorge, participou da cerimônia de abertura do IV Congresso Brasileiro de Atenção Primária em Odontologia (COBRAPO). O evento, que ocorre até o dia 21 de novembro no auditório da PUC Minas – Campus Coração Eucarístico, tem como objetivo promover um debate acerca da inserção da odontologia na atenção primária, tomando como base a integralidade do cuidado.
Para a secretária-adjunta, o Congresso oferece uma oportunidade de discutir estratégias que possam amenizar a dívida que ainda existe para a população brasileira em relação à saúde bucal. “Existem estudos demonstrando que países com fortes sistemas baseados em atenção primária apresentam melhores resultados sanitários. Nós precisamos avançar, cada vez mais, nessa direção”, reforça. Profissionais da equipe da SES-MG participam das mesas de debate, com o intuito de refletir, em especial, sobre o momento atual do Sistema Único de Saúde (SUS). “Esse momento do SUS exige uma nova politização e que a gente traga a população junto da gente para defender essa que é uma das maiores conquistas sociais que nós temos no país e avançar, aprofundar e consolidar a saúde bucal nesse contexto da atenção primária em saúde”, completa.
Como forma de apoiar essas ações, uma das iniciativas da atual gestão da SES-MG foi aumentar o cofinanciamento da Atenção Primária à Saúde. Para o terceiro quadrimestre de 2015, os municípios receberão um valor ampliado de incentivos, tanto para a parte fixa, quanto para a variável. Nesses incentivos, já está também contemplada a ampliação financeira relativa à Saúde Bucal, a fim de alcançar uma maior cobertura, com mais qualidade para a população.
Nos próximos dias do Congresso, representantes da SES-MG participam de mesas de discussões como: “A Epidemiologia como Instrumento de Planejamento Local”, “Atenção Primária em Saúde Bucal e Redes de Atenção”, “Financiamento da Saúde Bucal no SUS”, além da reunião entre gestores da saúde bucal e instituições de ensino odontológico.
COBRAPO
O Congresso foi idealizado como um “Fórum Permanente de Debate” sobre as políticas públicas na atenção básica de saúde bucal. Possui relevância e interesse público de amplitude nacional, tanto no âmbito do setor público, das secretarias estaduais e municipais, dos gestores e servidores da saúde e de áreas correlatas. No encontro, os participantes têm a oportunidade de divulgar e absorver experiências e discutir suas necessidades, confluindo para a melhoria dos investimentos econômicos a favor da saúde e qualidade de vida das comunidades.
Autor: Ana Paula Brum