Para concluir pesquisa sobre Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT) realizada pela Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá durante o mês de agosto, técnicos do Nível Central da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) visitaram a GRS nos dias 30 e 31. A ação teve por objetivo analisar com a direção e coordenadores o Mapa de Atribuição por Produto (MAP), ferramenta utilizada para quantificar subprodutos e atividades das coordenações das Unidades Regionais de saúde (URSs) por suas áreas técnicas, bem como o tempo médio dedicado para a realização de cada processo descrito. Este projeto dá continuidade ao DFT já realizado no Nível Central da SES-MG no início do segundo semestre de 2021.
Durante a visita, foi possível ajustar as planilhas do MAP preenchido pelos servidores da GRS Ubá, chegando a informações qualificadas para possível otimização no quadro de servidores da Gerência. “Este tempo foi muito produtivo, fomos bem acolhidos por todos da Unidade e saímos muito satisfeitos pelo grande êxito que obtivemos”, contou Maycon do Vale Silva, da Secretaria Executiva da CIB, que esteve acompanhado por Tales Pizani, assessor da Subsecretaria de Gestão Regional. Os ajustes realizados no MAP foram levados por eles para validação no Nível Central.
Para a diretora interina da GRS Ubá, Maria Cristina G. de Souza Nobre, a reflexão sobre a demanda e a entrega da Unidade que o MAP proporcionou foi positiva. “Neste instrumento utilizado, foi possível descrever todos os processos de trabalho desenvolvidos em todos os setores; mensurar o número de horas gastas por cada servidor para desenvolver as atividades, e assim verificar se o número de servidores existentes é o suficiente para suprir o volume da demanda. Dessa forma, foi reforçado tecnicamente a real necessidade de incorporar novos servidores para a GRS Ubá, quantificando-os, bem como poderemos otimizar os recursos humanos existentes, de forma a garantir maior agilidade e eficiência nas entregas para a sociedade”, afirmou.
Autor: Keila Siqueira de Lima