A Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) alinhou nesta quinta-feira, 26/09, com os 53 municípios que integram a área de atuação da Regional de Montes Claros, as ações para implementação da Campanha de Vacinação contra o Sarampo que será realizada, em todo o país, entre os dias 7 de outubro e 30 de novembro. O público prioritário da campanha serão as crianças de seis meses a menores de cinco anos e adultos até 29 anos de idade. Esse público é o que tem sido mais acometido pelos casos de sarampo notificados no país.
A primeira etapa da campanha será realizada no período de 7 a 25 de outubro contemplando as crianças. O Dia “D” de mobilização dos pais ou responsáveis pelas crianças está marcado para 19 de outubro. Em todo o Estado a estimativa de não vacinados é de 770.545 crianças. Já a Campanha de Vacinação dos adultos acontecerá entre os dias 18 e 30 de novembro.
A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e de Saúde do Trabalhador da Regional de Saúde de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, ressalta a importância do trabalho a ser implementado pelos municípios no sentido de mobilizar a população que ainda não foi vacinada, “uma vez que o aumento da cobertura vacinal se constitui fator primordial para evitar a ocorrência de surtos”.
Além disso, lembra a coordenadora, a população precisa ser conscientizada pelos profissionais de saúde sobre a importância da atualização dos cartões de vacina que, também precisam ser guardados com cuidado. “Isso porque o cartão se constitui o principal meio de comprovação de que uma pessoa está ou não vacinada contra alguma doença que pode ser evitada por meio de vacinas disponibilizadas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”.
Neste ano, a SES-MG já repassou 79.920 doses de vacinas contra o sarampo para os 53 municípios que integram a área de atuação da Regional de Montes Claros. Por outro lado, a cobertura vacinal de crianças com uma dose do imunobiológico está em 66,59% e, com duas doses, 58,24%. Já a cobertura vacinal da população em geral, com uma dose da vacina contra o sarampo está em 68,4%, percentual este que que cai para 54,42% considerando duas doses da vacina.
Pelo fato da cobertura vacinal não está dentro da meta de 95% da população, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, durante a reunião de alinhamento realizada nesta quinta-feira a referência técnica de imunização da Regional de Saúde de Montes Claros, Mônica Rochido, alertou os coordenadores dos municípios sobre a importância da busca ativa do público alvo da Campanha. “Os agentes comunitários de saúde são importantes aliados no trabalho de busca ativa das pessoas não vacinadas. Isso porque os agentes conhecem a realidade dos territórios onde atuam, pois entram de casa em casa”, frisou a referência técnica.
Mônica Rochido também falou sobre a necessidade de os pais das crianças serem conscientizados sobre a importância das vacinas e da atualização dos cartões. “Os pais mais jovens não viveram uma situação de surto de várias doenças, entre elas o sarampo. Por isso, muitos não dão importância para a vacinação dos filhos, embora esse procedimento é o mais eficaz para evitar a notificação de doenças que podem ser evitadas por meio da imunização”, acrescentou a referência técnica.
Em Minas Gerais, desde o início do ano foram confirmados 30 casos de sarampo e o estado está com surto ativo da enfermidade, segundo o Ministério da Saúde.
Autor: Pedro Ricardo