No dia 1º de dezembro, internacionalmente instituído como o Dia Mundial de Combate à AIDS, várias ações serão realizadas no estado, como a ação do “Abraço”. Em Belo Horizonte, mais de 100 voluntários do Plug Minas (Centro de Formação e Experimentação Digital) irão circular pela cidade pendido aos transeuntes um abraço. Os voluntários estarão vestidos com camisetas dizendo: “Eu tenho AIDS, me da um abraço?”“Eu não tenho AIDS, me da um abraço?”“Eu não sei se tenho AIDS, me da um abraço?”O objetivo dos Abraços é desmistificar o preconceito e incentivar a realização dos testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais. No sábado a SES irá instalar uma estrutura na Praça da Assembléia, em Belo Horizonte, onde as pessoas poderão fazer o teste rápido. Além disso, personagens do imaginário popular irão transitar na praça vestidos com roupas cheias de preservativos, oferecendo-os a população.Em Juiz de Fora, Uberlândia, Uberaba, Varginha, Poços de Caldas, Teófilo Otoni, Alfenas, Divinópolis e Conselheiro Lafaiete também haverá as ações de mobilização. Estruturas para realização do teste rápido serão instaladas no centro destas cidades.
Centros de Testagem e Aconselhamento – CTA
O teste é um processo seguro, sigiloso e acessível na rede pública. O público alvo é a população em geral, especialmente a que vive em situação de maior vulnerabilidade, como homens que fazem sexo com homens (HSH), travestis e profissionais do sexo. O teste é gratuito, seguro e sigiloso. E pode ser realizado em uma das unidades básicas de saúde e nos Centros de Testagem e Aconselhamento – CTA em todo o estado (lista das unidades em anexo).“A realização do teste é recomendada para todos. Colhemos apenas uma gota de sangue e o resultado do teste sai em 30 minutos. A pessoa recebe aconselhamento antes e depois do exame, e em caso positivo, é encaminhada para o serviço especializado”, comenta Fernanda Junqueira, coordenadora da DST/AIDS da SES.
Agência Minas,acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Jornalismo SES