Adesivação de carros, afixação de cartazes, panfletagem em lojas e residências, abordagem às pessoas em diversos pontos da região central do município de Governador Valadares. Esse é o corpo a corpo que a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realiza na cidade nesta quarta-feira, 16/01, por meio da equipe de mobilização social da Força Tarefa de Combate à Dengue da SES.
Além de todas as ações citadas, os mobilizadores da SES também informam sobre os pontos de troca – Dengômetro e Dengue Móvel – que serão estruturados na Praça dos Pioneiros, no centro da cidade, e que lá permanecerão de 9 às 16h, nos dias 17 e 18 de janeiro.
A SES acompanha atentamente a situação da dengue em cada um dos 853 municípios mineiros, com análise epidemiológica e execução de todas as estratégias que dispõe para conter o avanço da doença no estado. Nas quatro últimas semanas (2012-2013) o município de Governador Valadares registrou 122 casos notificados da doença e, de forma preventiva, está recebendo as ações de mobilização social.
Com isso, a SES pretende envolver ainda mais a população local na prevenção da dengue e, por intermédio da Regional de Saúde de Governador Valadares, em parceria com a prefeitura, alcançar o que preconiza o slogan da campanha de 2013 do Programa Permanente de Combate à dengue do Governo de Minas: “A dengue tem que acabar”. As ações de mobilização social, que começaram nesta manhã por volta das 9h, acontecem durante todo o dia e se encerrarão às 16h.
Autor: Ana Rita Fernandes