A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) determinou a criação de Comitês Técnicos Regionais de Enfrentamento da Influenza CTR-Influenza. Com o objetivo de dar maior eficácia às ações de prevenção e enfrentamento à influenza em nível municipal, o Comitê da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba realizará monitoramento dos dados regionais e estudos para estabelecer diretrizes e propor medidas que visam impactar positivamente na proteção da população. A manutenção da baixa incidência de casos da doença será realizada por meio da análise dos óbitos, casos e internações ocorridos no âmbito da macrorregião do Triângulo do Sul.
Na última sexta feira (21/06) o Comitê se reuniu com unidades hospitalares e ambulatoriais da macrorregião que estão recebendo pacientes com síndrome respiratória aguda grave (SRAG). Na ocasião foi apresentada a equipe que conduzirá os trabalhos e exposta a ferramenta inicial, uma ficha de coleta diária de dados. Também foram expostas orientações gerais e sensibilização das unidades para maior colaboração e empenho na agilidade às informações eventualmente solicitadas, no empreendimento das ações orientadas e recomendações. Manter contato sempre que necessário com o CTR-Influenza Uberaba também foi uma das recomendações.
O coordenador do Comitê, Maurício Oliveira, ressalta a promoção das ações de enfrentamento da gripe. “O Comitê tem formação multissetorial com o objetivo de promover ações sistematizadas de enfrentamento, visando maior agilidade e eficácia destas ações, observando a situação regional, resultando em encaminhamentos mais oportunos e melhor direcionados”.
Outras ações iniciadas pela equipe são a elaboração de um check-list específico para que as vigilâncias sanitárias municipais façam inspeções mais direcionadas para a prevenção, especialmente em creches e instituições de longa permanência para idosos. A elaboração de um documento com orientações gerais relacionadas ao combate à gripe também foi iniciada, com foco na atenção primária dos municípios e o tratamento medicamentoso.
Em Minas Gerais o período epidêmico das doenças respiratórias corresponde aos meses do inverno e outono. As infecções virais respiratórias agudas são as que ocorrem com maior frequência neste período. A gripe pode ocorrer durante todo ano, mas a maioria dos casos abrange o período epidêmico que dura de 5 a 6 semanas. Neste período, a doença pode acometer 10 a 40% da população, sendo observado aumento de morbidade e mortalidade principalmente relacionadas ao aumento de taxas de pneumonia e outras complicações. Em 2013 estão circulando no Estado a influenza A H1N1, A/H3N2 e Influenza B. (Fonte: Boletim Epidemiológico SES – MG, de 21/06/2013).
Autor: Jornalismo SES