Dez novos leitos de UTI adulto foram inaugurados na Santa Casa de Misericórdia de Passos, na última sexta-feira, 22/03. Além da criação dos novos leitos, os vinte já existentes foram ampliados e adequados às normas vigentes da Vigilância Sanitária Estadual.
A reforma da Unidade de Terapia Intensiva da Santa Casa beneficiará uma população estimada em 500 mil habitantes, o que equivale à microrregião de Passos/Piumhi, composta por 18 municípios no total. Para tal, R$1.081.000,00 foram investidos por parte do Governo do Estado. A cerimônia contou com a presença do Secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, além dos Secretários de Estado Eros Biondini (Esportes) e Cássio Soares (Desenvolvimento Social) e demais autoridades municipais e regionais, tais como a Superintendente Regional de Saúde de Passos, Kátia Rita Gonçalves, o prefeito de Passos, Ataíde Vilela e o Secretário Municipal de Saúde Lauro Eduardo de Oliveira.
“O Governo do Estado de Minas Gerais não tem medido esforços quando se trata de Rede de Urgência e Emergência, que é um componente que podemos tratar como equilíbrio e segurança social”, afirmou o Secretário Antônio Jorge, que aproveitou a ocasião para falar sobre as mudanças no Prohosp. “Está havendo uma reconfiguração do Prohosp, no sentido de que as remunerações girarão em torno, agora, da ocupação dos leitos por usuários SUS”, afirmou.
O provedor do Hospital, Vivaldo Soares Neto, agradeceu ao Governo do Estado pelo apoio constante na busca de recursos e melhorias à saúde da região em geral. “Graças aos recursos Prohosp pudemos realizar grandes avanços como este em nossa Santa Casa. O programa nos incentiva a permanecer caminhando na trilha da busca da qualidade, e tenho certeza de que esta parceria, agora, se fortalece ainda mais”, afirmou.
A obra inaugurada leva o nome de Roberto Soares Maia, homenageado que dedicou grande parte de sua vida à melhoria do Hospital e que esteve presente na solenidade.
Autor: Tânia Corrêa