Em constante mobilização para reduzir o número de casos de dengue em Minas, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) inaugurou nesta sexta-feira, 15/03, no município de Pingo D’Água, mais uma ferramenta de mobilização social, buscando envolver a população local no combate à dengue.
Trata-se de uma estação de cadastramento no Concurso Cultural Denguemob – Ação Mobilizadora Premiada da SES, que se tornou ativo desde novembro de 2012 e ocorrerá até o dia 15 de novembro de 2013, premiando, mensalmente, ações que resultem em êxito no combate à dengue.
A iniciativa da SES em levar o cadastramento até o cidadão visa incentivar a participação efetiva da população na prevenção da dengue, uma vez que 90% dos focos do mosquito transmissor estão nas residências e, somente ações individuais, desvinculadas do Poder Público, podem concorrer no Denguemob.
De acordo com o secretário municipal de saúde de Pingo D’Água, Sebastião Ferreira da Rocha Júnior, a população precisa ser conscientizada de que a dengue é uma doença grave e preocupante. “As pessoas daqui banalizam a doença e dizem que o mosquito da dengue não passa de um inseto pequeno e comum”, alertou.
Até o dia de hoje, finalizando a décima primeira semana de 2013, Pingo D’Água registrou 178 casos notificados. Em 2012, nesse mesmo período, o município não teve nenhuma notificação e o primeiro registro de caso suspeito só ocorreu no segundo semestre, totalizando 96 casos notificados em todo o ano.
Assim que as autoridades locais enviaram ofício à SES, por meio da Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano (SRS-Fabriciano), comunicando a situação crítica da cidade em relação à dengue, as equipes que englobam Assistência, Comunicação e Epidemiologia organizaram e enviaram ao município todo o apoio necessário ao quadro registrado.
Do dia 04 a 15 de março, 11 homens da Força Tarefa da Saúde Estadual (FT) percorreram todo o município realizando vistoria no comércio, lotes vagos e residências, tratando os focos não removíveis e retirando um grande número daqueles formados em descartáveis jogados nos fundos dos quintais, como latinhas e copinhos de iogurte e sorvete. Além disso, os agentes de endemias que formam a FT não só orientaram os moradores para manterem sempre limpos os seus quintais, como também deram treinamento aos agentes comunitários de saúde que atuam no município.
Uma equipe de mobilização social estruturada pela SES chegou no dia 11 de março e divulgou em cada residência, no comércio e nas duas escolas da cidade, todo tipo de informação sobre os locais mais comuns onde se encontram focos do Aedes aegypti e, principalmente, sobre as trocas de inservíveis por material escolar, realizadas nos dias 15 e 16 de março, de 09:00 às 15:00 horas, pelo caminhão Dengue Móvel e o Dengômetro, espaço de convivência e divulgação sobre a dengue, onde foi instalada a estação do Denguemob.
Aline de Figueiredo, 24 anos, mãe de Fábia, 5 anos, levou a filha e quer que ela já se conscientize sobre o perigo da dengue desde cedo. “O material recebido, incluindo o almanaque, é muito instrutivo”, disse.
Apenas no primeiro dia de troca, foram recolhidos em Pingo D’Água 180 pneus, 3.900 latinhas e 8.640 garrafas pets.
Autor: Ana Rita Fernandes