SES Inaugura Casa de Apoio à Gestante e Centro Hiperdia em Teófilo Otoni

SES Inaugura Casa de Apoio à Gestante e Centro Hiperdia em Teófilo Otoni

Na última sexta-feira, dia 30, o subsecretário de Estado de Políticas e Ações em Saúde, Maurício Botelho, representando o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, participou da solenidade de inauguração da Casa de Apoio à Gestante e à Puérpera, por meio da Rede Vida Vida/Mães de Minas (Rua Dr. Onofre, 156, Bairro Grão Pará) e do Centro Hiperdia (Rua Santos Dumont, 30, Bairro São Jacinto), também em Teófilo Otoni.  Participaram da comitiva o diretor do Hospital Santa Rosália, Eduardo Bamberg de Campos, a Prefeita da cidade, Maria José Haueisen Freire entre outras autoridades e moradores da região.

A Casa de Apoio à Gestante e à Puérpera, que já tem 14 unidades em Minas (Barbacena, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Patos de Minas,Varginha, Montes Claros, Itabira, Passos, Ponte Nova,São Lourenço, São Sebastião do Paraíso) e agora chega no Hospital Santa Rosália, tem por finalidade abrigar e oferecer hospedagem, alimentação a atendimento especializado à gestante de alto risco que não precisa ficar hospitalizada, mas necessita de acompanhamento assistencial. Anexo à casa da gestante que tem 12 leitos, estará o centro de convivência, um espaço destinado não só ao lazer e aprendizado, quanto aos cuidados básicos com seus bebês. A maternidade do Hospital Santa Rosália é a única habilitada na Macro Nordeste, região composta por 63 municípios e uma população estimada em 811.856 mil habitantes. A produção de parto em 2011 foi de 2.695, destes 380 foram eram de alto risco.

“Estamos inaugurando em Minas seis casas de apoio à gestante este ano e previsão de mais duas unidades até o fim de dezembro, em Ubá e Itajubá, fortalecendo nosso cuidado com a gestante. Teófilo Otoni representa essas inaugurações em virtude da qualidade do serviço. É uma casa humanizada e próxima à UPA, seguindo as condições ideais que preconizamos”, disse Maurício Botelho, acrescentando que hoje a Mortalidade Infantil em Minas, com Viva Vida/Mães de Minas, passou a ser uma questão de saúde pública fundamental, inclusive com projetos de lei que obriga a notificação da gravidez entre outras ações. “Esse é o caminho para combatermos a mortalidade materno-infantil. Nos últimos quatro anos já reduzimos nossos números em quase 25%, porém, agora a curva estabilizou e só com cuidado perinatal isso vai avançar mais, com cuidado intenso nos cinco dias antes do parto e cinco dias depois, período crucial para a saúde de ambos”.

Já o diretor do Hospital Santa Rosália explicou que a Casa será um lugar seguro para aquelas gestantes de risco que não devem ficar em suas residências, muitas vezes em municípios vizinhos, nas vésperas do parto. “A Casa de Apoio à Gestante também vai abrigar aquelas mães que precisam ficar perto dos seus filhos recém nascidos e internados em leitos de UTI ou que precisam de amamentação constante.  Isso é um grande avanço para a nossa região e para a humanização da saúde da mulher e da criança”.

Hiperdia

A comitiva também inaugurou as instalações do Centro Hiperdia, que integra o Centro Viva Vida da cidade. A unidade compõem o programa Estadual de Atenção ao Portador de Hipertensão e Diabetes e tem como objetivo geral diminuir a morbidade e a mortalidade por doenças cardiovasculares e diabetes. “Estamos expandido a nossa rede de cuidados aos portadores de doenças crônicas, com uma gama de exames, cuidados e procedimentos. Para nos isso é muito importante e vamos continuar evoluindo abrindo centros como este” disse o subsecretário. Até o momento, já foram implantados no estado 13 Centros Hiperdia Minas. As unidades estão localizadas nos municípios de Brasília De Minas, Diamantina, Itabira, Itabirito, Janaúba, Jequitinhonha, Juiz de Fora, Patos de Minas, Patrocínio, Pirapora, Santa Luzia, Santo Antônio do Monte e Viçosa.

Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais

 

Autor: Guilherme Torres


Rolar para cima