SES implanta Telemonitoramento de UTI Neonatal em hospitais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba

Imagem

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais implantou na última sexta-feira (9/05), o serviço de Telemonitoramento de UTI Neonatal em quatro hospitais, localizados nos municípios de Patrocínio, Araguari e Uberlândia, nas regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Os hospitais contemplados foram as Santas Casas de Misericórdia de Araguari e Patrocínio e o Hospital Municipal Odelmo Leão Carneiro e Hospital de Clínicas da Universidade Federal, em Uberlândia. Segundo informações do Sistema de Informações de Nascidos Vivos/Regional (SINASC), já são 2.347 crianças nascidas até esta data nestes quatro hospitais, no primeiro quadrimestre de 2014.

Crédito: Cassio Machado

O telemonitoramento está disponibilizado desde dezembro de 2012 em Minas Gerais e permite a interação entre especialistas com maior experiência, e os profissionais das UTI’s neonatais de hospitais. Os hospitais contemplados já somam 13 unidades, distribuídas nos municípios de Montes Claros, Diamantina, Janaúba, Teófilo Otoni, Barbacena e Divinópolis, e agora também Araguari, Patrocínio e dois em Uberlândia. Foram acrescentados mais 48 leitos aos outros 90 que já são telemonitorados, totalizando 138, e mais de 5.500 teleconsultorias realizadas no Estado.

Para o processo de implantação do serviço foram realizadas anteriormente 12 Webconferências (aula e discussão de casos focais). Segundo a gerente estadual do projeto, Nara Carvalho, a proposta é dar apoio e acesso remoto aos profissionais envolvidos no local do nascimento, com o uso do telemonitoramento à distância. “São profissionais especializados em neonatologia e pediatria que auxiliam na discussão dos casos, as equipes envolvidas nas UTIs em todos estes hospitais onde o serviço está instalado. Cerca de quinze especialidades médicas estão envolvidas no processo, tais como: gastroenterologia, oftalmologia, cirurgia cardíaca, cirurgia geral, genética, infectologia, dentre outros”, ressaltou a gerente. 

Autor: Cassio Machado

Rolar para cima