A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) , através da Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares (SRS-GV) e em parceria com o COSEMS finalizou no dia (16/08), oficinas de Capacitação do segundo ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) para coordenadores de Atenção Primária de 51 municípios da região leste.
A Capacitação iniciada no dia 12/08 teve em sua programação duas oficinas com duração de 3 dias cada. A primeira foi realizada pelas facilitadoras, Erniria Carvalhaes Silva da SRS/GV e Katia Barbalho Diniz do COSEMS. E a segunda foi promovida pelas facilitadoras, Maria da Penha Ferreira Machado da SRS/GV e Kellen Braga do COSEMS, e contou também com o apoio de Marilene Oliveira do NAPRIS da SRS-GV.
Segundo Maria da Penha, a Capacitação teve diversas atividades educacionais incluindo exposição dialogada, trabalho em grupos, estudo dirigido, plenária e dramatização e abordou temas como Panorama do PMAQ-AB e o Ciclo avaliativo do programa; Instrumento AMAQ-AB- Auto-avaliação para Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica e Metodologia da Avaliação externa do PMAQ e também informações sobre como se preparar para a avaliação externa que esta prevista para ser iniciada em setembro 2013.
“O nosso objetivo principal foi qualificar os municípios mineiros na implementação do ciclo II do PMAQ, visando otimizar o acesso e a qualidade da APS e também promover a familiarização dos participantes com os instrumentos do AMAQ e do Programa. Além de discutir a preparação local para elementos-chave do PMAQ , como auto-avaliação e avaliação externa”, afirmou Maria da Penha Ferreira Machado.
Para a enfermeira do município de Resplendor, Anna Paula Marques, o evento foi proveitoso. ”Esses três dias das oficinas foram muito produtivos, porque além da oportunidade de trocar experiências como outros municípios, estou levando informações importantes para o meu município para que ele tenha uma boa avaliação no Ciclo II do PMAQ”, comentou.
O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) procura induzir a instituição de processos que ampliem a capacidade das gestões federal, estaduais e municipais, além das Equipes de Atenção Básica, em ofertarem serviços que assegurem maior acesso e qualidade, de acordo com as necessidades concretas da população.
O Programa tem também como premissa, induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, com garantia de um padrão de qualidade comparável nacional, regional e localmente de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde em todo o Brasil.
Ele está organizado em quatro fases que se complementam e que conformam um ciclo continuo de melhoria do acesso e da qualidade da AB (Adesão e Contratualização; Desenvolvimento; Avaliação Externa; e Recontratualização).
Autor: Frederico Bussinger