Avaliar como estão sendo planejadas e executadas as estratégias de mobilização social no combate à dengue e do programa Mães de Minas na região nordeste de Minas, passa a ser uma das frentes de atuação da Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul, que a partir da próxima terça-feira, dia 21 de maio, iniciará cinco oficinas com os 25 municípios da região, para formar um Grupo Permanente de discussão sobre as ações de mobilização social. O projeto elaborado pela referência técnica de mobilização social da GRS Pedra Azul, Allan Campos, e apresentado no Curso de Gestão Microrregional, da Secretaria de Estado de Saúde (SES), visa criar fluxos para acompanhar as ações e fortalecer os trabalhos desenvolvidos pelos municípios e pelo Estado, com a divulgação das ações na mídia local.
Como estratégia para fortalecer a mobilização na região, a GRS Pedra Azul aposta nas ferramentas de comunicação, como Facebook, Youtube, informativos online, envio de mensagens via celular e produções de vídeos institucionais e educativos para utilização, principalmente, em palestras realizadas pelos mobilizadores municipais. “Iremos também apresentar aos municípios quais são as ferramentas que a SES disponibiliza para que os mobilizadores possam incentivar à população a combater à dengue como o DengueMob e o Disque Dengue. Mas, o essencial será a possibilidade de, em conjunto, podermos discutir e sugerir alternativas de mobilização, como forma de chamar a atenção da população para todas aquelas questões de saúde que de fato impactam diretamente em suas vidas”. Ainda, segundo o idealizador do projeto, a etapa seguinte será um seminário com os municípios para a apresentação dos resultados das oficinas e a definição de representantes de cada município que irão compor o grupo que discutirá as estratégias de mobilização e que ficarão responsáveis pelo envio das informações sobre as ações desenvolvidas em cada município. Essa proposta, segundo Allan Campos, poderá contribuir para fortalecimento de vínculos entre os municípios, assim como, possibilita a troca de experiências entre os mobilizadores.
Datas das oficinas
21 de maio – oficina em Pedra Azul (Municípios participantes: Águas Vermelhas, Cachoeira de Pajeú, Divisa Alegre, Divisópolis e Pedra Azul).
10 de junho – oficina em Jacinto (Jacinto, Jordânia, Salto da Divisa, Santa Maria do Salto, Santo Antônio do Jacinto).
11 de junho – oficina em Almenara (Almenara, Bandeira, Jequitinhonha, Mata Verde e Rubim).
12 de junho – oficina em Felisburgo (Felisburgo, Joaíma, Monte Formoso, Palmópolis e Rio do Prado).
13 de junho – oficina em Itaobim (Comercinho, Itaobim, Itinga, Medina, Ponto dos Volantes).
Autor: Assessoria de Comunicação / GRS Pedra Azul