O Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, participou, na tarde desta quinta-feira (14/02), de reunião de alinhamento com representantes da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) sobre a escolha de Minas Gerais como modelo para a implementação de um Laboratório de Inovação e Tecnologia em Saúde na área de vigilância.
Durante a reunião de alinhamento foi firmada uma parceria com as entidades participantes para a elaboração da proposta inicial do projeto, que será realizado no município mineiro de Santo Antônio do Monte, que passou por uma remodelagem nas redes de atenção à saúde, o que fortaleceu a assistência ao paciente hipertenso e diabético e apresentou resultados positivos para a saúde da região.
Para Antônio Jorge, o laboratório de inovação é de fundamental importância conceitual para a produção de conhecimento na área da saúde. “participei de vários laboratórios e as experiências que observei vão além da reflexão crítica, chegam à produção intelectual, produção do conhecimento. As condições crônicas são nossas preocupações e o município de Santo Antônio apresentou um resultado positivo na prática. A nossa área de vigilância tem avançado muito com ações transformadoras e que podem contribuir com o laboratório”, explica.
O Laboratório de Inovação e Tecnologia em Saúde oferece a proposta de um novo modelo de atenção às condições crônicas no âmbito dos cuidados primários. Em Santo Antônio do Monte, o objetivo será gerar inovação e através de pesquisas avaliativas produzir evidências.
Para o Consultor da OPAS, Eugênio Vilaça, o projeto em Santo Antônio do Montes será desenvolvido por etapas. “A primeira será realizada por um grupo de condução formado por técnicos da SES-MG, CONASS e OPAS para desenvolvimento de instrumentos de intervenção. Na segunda etapa será realizado um desenho da pesquisa avaliativa e como será implantada”, explicou.
Amanhã (15/02) os participantes da reunião irão realizar uma visita técnica ao a Santo Antônio do Monte, onde serão apresentadas as experiências exitosas na organização da Rede de Atenção às Condições Crônicas.
Autor: Jornalismo SES-MG