SES elabora projeto de revitalização da rede de laboratórios de saúde pública

Imagem

A coordenação geral da Rede Estadual de Laboratórios de Saúde Pública (RELSP), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), esteve reunida no dia 24 de outubro para discutir a revitalização, articulação e descentralização da rede, regionalizando suas ações de vigilância laboratorial com excelência na gestão da qualidade.

O investimento na infraestrutura física dos Laboratórios Macrorregionais de Saúde Pública, associado à contratação e capacitação de recursos humanos nas regionais, visa permitir que a equipe técnica da SES-MG, juntamente com a Fundação Ezequiel Dias (Funed), identifique novas possibilidades de descentralização de exames e ensaios, considerando o mapeamento das necessidades de cada região.

Desta forma será possível descentralizar, além dos exames que já são realizados nestes laboratórios como dengue, HIV, hepatites, Chagas e leishmaniose, novos exames dentre eles Colinesterase, Febre Maculosa, Influenza, Tuberculose, Meningite e ensaios de análise microbiológica de produtos e análise físico-química, uma vez que este modelo de laboratório será multiuso.

De acordo com a coordenadora geral da RELSP, Marília Fiuza, o projeto de revitalização da rede prevê a ampliação, adequação, reforma ou construção de áreas físicas para as unidades laboratoriais. “Nesse encontro tivemos a oportunidade de debater e sinalizar as principais demandas estratégicas e projetos. Além disto, foram identificados os caminhos e passos a percorrer nos próximos anos, almejando o fortalecimento dos vínculos de cooperação e união em torno dos objetivos estratégicos”, afirma.

Autor: Peterson Moreira

Rolar para cima