Diversão, prestação de serviços e mobilização marcaram mais uma edição do Balanço Geral nos Bairros, desta vez em Nova Lima. O evento, promovido pela TV Record Minas, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), aconteceu no último sábado (04/02), no Espaço Cultural Nova Lima, e contou com diversas atividades sociais e recreativas para comemorar o 311° aniversário do município.
A SES-MG deu suporte ao evento com a presença do Dengômetro – espaço de convivência e de acesso às informações sobre a dengue – do Dengue Móvel – caminhão que troca latas, garrafas pets e pneus por borrachas, lápis e cadernos, respectivamente, estimulando a população a retirar de casa os objetos que possam se tornar criadouros do Aedes aegypti.
Vandalci Ferreira Oliveira, 63 anos, moradora do bairro Boa Vista, trocou 50 latinhas e 20 pets por lápis e borrachas. “Eu sei que pode ser pouco, mas ajudo da forma como posso. Tenho uma filha que teve dengue ano passado e sei que precisamos fazer tudo que for possível para evitar sofrimentos como o que ela teve”, exortou. Quem também saiu do evento com sensação de dever cumprido foi Igor de Souza, 42 anos, morador do bairro Retiro, que trocou pneus e pets por cadernos e lápis. “É melhor trocar que jogar fora; evita a dengue e ainda levamos material escolar para os filhos”.
As trocas pelo Dengue Móvel foram endossadas também pela prefeitura de Nova Lima, que destacou a importância da ação para a prevenção da doença e a preservação do meio ambiente. “Isso incentiva as pessoas a contribuir ao mesmo tempo com a saúde do meio ambiente, a prevenção da dengue e ainda fazemos economia”, analisou Daniela Reis, 28 anos, funcionária da vigilância epidemiológica da prefeitura de Nova Lima.
O que para alguns é lixo para outros é meio de vida. Para o presidente da Associação dos Catadores de Papéis e Materiais Recicláveis de Nova Lima (ASCAP), Leonardo Soares da Cunha, a parceria com a SES-MG no recolhimento dos materiais inservíveis é um benefício triplo para a comunidade. “Além de eliminarmos os focos da dengue, estamos contribuindo para a preservação do meio ambiente e gerando renda para os nossos associados”, explicou.
Além das informações do Dengômetro, o público também aprendeu a combater a dengue se divertindo por meio da peça teatral “Deu a louca no mundo da fantasia”, apresentada pelo Grupo de Teatro Saúde em Cena da SES-MG. No enredo, “Porquinho Pedrito” e “Príncipe de Botas” se aliam para conseguir o apoio da população e derrotar “Bruxa Eca” e “Lobobô”, que espalharam a dengue no mundo mágico e que agora ameaça os lares dos cidadãos. “Achei muito legal a peça, porque eu ajudei eles a acabarem com a Bruxa e a dengue”, contou Jonas Duarte, 09, que durante a apresentação entoou o grito de guerra dos personagens: “Um por todos e todos contra a dengue!”.
Como explica a Referência Técnica em Dengue da SES-MG, Geane Andrade, as ações de mobilização social são vitais principalmente em períodos de entre chuvas.“Reforçar a prevenção no momento atual é essencial, uma vez que as chuvas concentradas previstas para os próximos períodos podem agravar o controle da dengue”, alerta.
Até o momento foram notificados 3.531 casos de dengue em Minas Gerais.
Serviços prestados no Balanço Geral:
- INSS
- CERTIDÕES
- PROGRAMA VIDA NOVA
- PROCON
- ESPAÇO DA BELEZA
- DENGÔMETRO – TROCA DE MATERIAL RECICLÁVEL
- EDUCAÇÃO
- VACINAÇÃO
- SAÚDE
- ESPAÇO CULTURAL
- AÇÃO SOCIAL E CIDADANIA
- RECORD | HOJE EM DIA
- HABITAÇÃO | OUVIDORIA
- OPORTUNIDADES DE EMPREGO | CARTEIRAS DE TRABALHO
- IDENTIDADE E CERTIFICADO DE RESERVISTA
Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Alexandre Ribeiro / SES-MG