A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o governo do Estado realizam mobilização social para o combate à dengue. As ações, que fazem parte do programa estadual de combate à dengue da Secretaria de Estado de Saúde (SESMG), têm como objetivo conter o avanço da dengue em Betim. A mobilização começa a partir de terça-feira (23/04) e preveem a instalação do Dengômetro e do Dengue Móvel na praça do Complexo Esportivo Ricardo Medioli.
O Dengômetro é um espaço destinado à conscientização. Na tenda, pessoas treinadas pela Secretaria Estadual de Saúde tiram dúvidas sobre a dengue e alertam sobre a importância da participação de toda a população no controle e prevenção da doença. A tenda ficará em atividade entre os dias 23 e 25 de abril. Já o Dengue Móvel realizará trocas de materiais recicláveis, que possam acumular água, por material escolar. Latas, garrafas pets e pneus serão trocados, respectivamente, por borrachas, lápis e cadernos. O caminhão de troca ficará em atividade durante os dias 26 e 27 de abril, de 9h às 15h. Os recicláveis coletados serão enviados à Ascapel.
De acordo com a diretora da Vigilância à Saúde de Betim, Clery Xavier, diversos trabalhos de prevenção e de combate à dengue estão sendo feitos, como o mutirão de agentes de controle de endemias, que tem percorrido todas as regiões da cidade, e contou com o reforço de mais 52 profissionais, contratados pelo período de seis meses, por meio de processo seletivo simplificado de urgência. “Além dos agentes do município, a força-tarefa para conter o avanço da dengue em Betim também conta com mais 64 agentes, enviados pela Secretaria Estadual de Saúde para reforçar o combate ao mosquito Aedes aegypti”.
Números de dengue
Até sexta-feira (19), segundo dados divulgados pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, 8.038 casos foram notificados. Desses, 406 foram descartados, 919 confirmados e 6.713 aguardam exames que confirmem ou não a doença.
Autor: Comunicação SMS Betim