SES e Minaspetro unidas contra a dengue

Imagem

Um importante parceiro se uniu à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) no combate à dengue, o  Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Minas Gerais (Minaspetro).  O órgão representativo dos revendedores de derivados de petróleo no estado, disponibilizou cerca de 600 cavaletes com a identidade da nova campanha da dengue. Eles ficarão expostos em postos de gasolina de 20 cidades diferentes.

Presente no lançamento oficial da campanha de contenção da doença, no dia 17 de dezembro, a Minaspetro deu sequência a esta ação iniciada há dois anos. Através da divulgação de informações sobre a dengue, os clientes dos postos de gasolina são alertados sobre o perigo da doença enquanto abastecem os carros. A previsão é que até o final de janeiro de 2014 todos os postos já tenham recebido os cavaletes.

 

Em Belo Horizonte serão distribuídos 197 cavaletes, em Uberlândia serão 70, Contagem 55, Montes Claros 31, Divinópolis 30, Patos de Minas 28, Juiz de Fora 25, Sete Lagoas 22, Betim e Sabará com 21 em cada, Uberaba 19, Governador Valadares e Ipatinga com 18 em cada, Ubá 10, Santa Luzia e Ribeirão das Neves com 7 em cada, Teófilo Otoni e Coronel Fabriciano receberão 6, Ibirité 4 e Vespasiano 3, dando um total de 598 postos participantes.

Segundo Joney Fonseca, coordenador da Mobilização Social da SES, os postos de gasolina são pontos estratégicos que contribuirão para difundir informações preventivas para a população. “São locais de grande circulação de pessoas que reforçarão os cuidados necessários com a doença.  Enquanto o cliente espera pelo abastecimento do carro ele poderá ler os alertas contra a dengue nos cavaletes. Esse envolvimento da sociedade e da iniciativa privada é decisivo para que tenhamos resultados positivos, afinal a eliminação dos focos de proliferação do mosquito é uma responsabilidade de todos”, disse.

O presidente do Minaspetro, Paulo Miranda Soares, comentou sobre a satisfação do Sindicato em poder contribuir com a campanha: “Honrando o compromisso social que o Minaspetro tem com os mineiros, estamos apoiando mais uma edição da campanha de prevenção à dengue no Estado. Desde 2011 somos parceiros nessa luta. Como representantes dos mais de 4 mil postos de Minas Gerais, estamos colocando a nossa estrutura à disposição para a divulgação das informações de alerta sobre essa doença e nos comprometemos a envolver nossos associados, fornecedores e parceiros nessa iniciativa. Para nós é um prazer poder contribuir!”

Números da dengue em 2013

De acordo com último boletim epidemiológico da dengue publicado, Minas Gerais registrou 346.735 casos confirmados até o momento. O aumento no número de casos veio acompanhado do aumento no número de casos graves que acabou levando a 112 mortes.

De janeiro a outubro de 2013, foram realizadas 6.828 internações para tratamento da dengue clássica e 317 internações para tratamento da dengue hemorrágica.

Também foram capacitados 658 médicos, 968 enfermeiros e 3.318 profissionais de outras áreas relacionadas à saúde, em 2013. Já a Força Tarefa este presente em 131 municípios diferentes. Através do Dengue Móvel, foram recolhidos 1.563.153 objetos que seriam focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti.

Autor: Alexandre Dutra

Rolar para cima