SES e ESP capacitam docentes para o curso técnico em Saúde Bucal

SES e ESP capacitam docentes para o curso técnico em Saúde Bucal

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SESMG), por meio  Gerência Regional de Saúde de Itabira e a Escola de Saúde Pública de Minas Gerais(ESP), promoveram na quarta-feira (28), no auditório da Gerência, das 8 às 17 horas,  capacitação de docentes para a realização do Curso Técnico em Saúde Bucal(TSB).

O Curso de Qualificação Pedagógica em Educação Profissional em Saúde foi ministrado  pelas pedagogas Fabiana Gonçalves Santos Costa e  Roberta Moriya Vaz,  além de Valéria Mariana Atella Barbosa, referência técnica do Curso em TSB, todas do quadro docente da Escola.

A formação e valorização dos profissionais são fundamentais para a melhoria dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Por isso, a Escola de Saúde de Minas Gerais tem trabalhado há mais de 60 anos para cumprir o seu papel de educadora, e formadora de profissionais na área de saúde pública, investindo em crescimento e qualidade da prestação de serviços”, explicou Valéria Barbosa.

“O crescimento qualitativo e quantitativo com investimentos do Estado na formação de profissionais e docentes é uma das prioridades do governo na constituição de servidores críticos capazes de transformar a sua prática cotidiana”, esclareceu Roberta Moriya.

Fabiana Costa, pedagoga, concluiu que “a construção do conhecimento teórico e metodológico para uma prática autônoma e comprometida com um ensino de qualidade nos princípios e moldes do SUS requer de todos compromisso e dedicação. Afinal,  este é um curso dos mais  esperados, inúmeras vezes planejado e já desenvolvido em muitas regionais com alto índice de aproveitamento”.

A qualificação dos docentes contará com 88 horas/aula, sendo oito presenciais e oitenta horas à distância com uso da tecnologia do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) onde o aluno/docente poderá esclarecer suas dúvidas junto à  ESP/MG  que supervisionará o sistema através de seu Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE).

Na ocasião, a equipe apresentou as ferramentas didáticas, o planejamento e prática pedagógica do Curso, distribuiu os guias curriculares e os diários individuais dos alunos para seus respectivos docentes.

Curso técnico

O Curso Técnico em Saúde Bucal terá início em 16 de abril de 2012 com término previsto para 26 de julho de 2013.  A carga horária de 1300 horas será cumprida mensalmente  com concentrações mensais de 40 horas/semanais e 120 horas de dispersão, distribuídas em três módulos com 18 unidades durante 17 meses.

O Curso  contará com 38 alunos de diversos municípios da área adscrita da  Gerência de Itabira já inscritos, e será orientado  pelo docente/assistente local Cristiano Santos Trindade, do corpo clínico do Centro de Especialidades Odontológicas de Itabira selecionado pela Escola de Saúde. Outro docente ainda será escolhido  para auxiliá-lo nessa coordenação.

Autor: Darliéte Martins


Rolar para cima