A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SESMG), por meio Gerência Regional de Saúde de Itabira e a Escola de Saúde Pública de Minas Gerais(ESP), promoveram na quarta-feira (28), no auditório da Gerência, das 8 às 17 horas, capacitação de docentes para a realização do Curso Técnico em Saúde Bucal(TSB).
O Curso de Qualificação Pedagógica em Educação Profissional em Saúde foi ministrado pelas pedagogas Fabiana Gonçalves Santos Costa e Roberta Moriya Vaz, além de Valéria Mariana Atella Barbosa, referência técnica do Curso em TSB, todas do quadro docente da Escola.
A formação e valorização dos profissionais são fundamentais para a melhoria dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Por isso, a Escola de Saúde de Minas Gerais tem trabalhado há mais de 60 anos para cumprir o seu papel de educadora, e formadora de profissionais na área de saúde pública, investindo em crescimento e qualidade da prestação de serviços”, explicou Valéria Barbosa.
“O crescimento qualitativo e quantitativo com investimentos do Estado na formação de profissionais e docentes é uma das prioridades do governo na constituição de servidores críticos capazes de transformar a sua prática cotidiana”, esclareceu Roberta Moriya.
Fabiana Costa, pedagoga, concluiu que “a construção do conhecimento teórico e metodológico para uma prática autônoma e comprometida com um ensino de qualidade nos princípios e moldes do SUS requer de todos compromisso e dedicação. Afinal, este é um curso dos mais esperados, inúmeras vezes planejado e já desenvolvido em muitas regionais com alto índice de aproveitamento”.
A qualificação dos docentes contará com 88 horas/aula, sendo oito presenciais e oitenta horas à distância com uso da tecnologia do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) onde o aluno/docente poderá esclarecer suas dúvidas junto à ESP/MG que supervisionará o sistema através de seu Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE).
Na ocasião, a equipe apresentou as ferramentas didáticas, o planejamento e prática pedagógica do Curso, distribuiu os guias curriculares e os diários individuais dos alunos para seus respectivos docentes.
Curso técnico
O Curso Técnico em Saúde Bucal terá início em 16 de abril de 2012 com término previsto para 26 de julho de 2013. A carga horária de 1300 horas será cumprida mensalmente com concentrações mensais de 40 horas/semanais e 120 horas de dispersão, distribuídas em três módulos com 18 unidades durante 17 meses.
O Curso contará com 38 alunos de diversos municípios da área adscrita da Gerência de Itabira já inscritos, e será orientado pelo docente/assistente local Cristiano Santos Trindade, do corpo clínico do Centro de Especialidades Odontológicas de Itabira selecionado pela Escola de Saúde. Outro docente ainda será escolhido para auxiliá-lo nessa coordenação.
Autor: Darliéte Martins