A Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) realizou nesta sexta-feira (12/07) uma reunião de articulação com a Igreja Católica, Superintendência Regional de Saúde de Patos de Minas e Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas para desenvolverem ações preventivas sobre a gripe na véspera e durante a Semana Missionária, que acontecerá em Patos de Minas, antecedendo à Jornada Mundial da Juventude, que congrega pessoas de várias nacionalidades.
No próximo sábado e domingo, 13 e 14 de julho, haverá panfletagem após as celebrações na Catedral de Santo Antônio. Também será feito um trabalho de conscientização com os alunos e funcionários do Colégio Marista e Colégio Nossa Senhora das Graças.
De acordo com a Diretora do Colégio Nossa Senhora das Graças, Irmã Marina Guilhermina de Oliveira, tudo começa na escola. “Esse processo de mobilização está presente na escola há algum tempo, disponibilizamos o álcool em gel pela escola, além de realizar algumas palestras com médicos para alertar aos pais e alunos sobre a gravidade da doença”.
O Bispo Diocesano de Patos de Minas Dom Cláudio Nori Sturn menciona que é determinante essa abordagem sobre a gripe ser feita com os jovens, “Esse primeiro momento exige um olhar atento, pois a prevenção é o passo principal para que a doença não ataque”. Dom Cláudio mencionou também que os jovens foram orientados pela igreja para virem vacinados e ter em mãos o cartão de vacina.
O Superintendente Regional de Saúde de Patos de Minas, Marques Babilônia, comenta sobre a importância de mobilizar os jovens. “É necessário que os jovens estejam preparados para evitar a gripe, com cuidados básicos de higiene, que previnem a doença que pode levar o paciente ao óbito”, explica.
Medidas simples auxiliam na prevenção à doença: lavar as mãos frequentemente com água e sabão; ao tossir ou espirrar, cobrir a boca com a parte interno do braço; não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal e em casos de suspeita de gripe, procurar o médico ou a unidade da saúde mais próxima.
Até o momento foram notificados 199 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causada pelo vírus da Influenza. Destes casos, 38 evoluíram para óbito. Destes óbitos, 2 foram causados pelo Influenza B; 33 pelo Influenza A HINI; 2 pelo Influenza A/ H3 (Sazonal) e 1 por Influenza A não classificado. Patos de Minas teve um caso de Influenza A H1N1 confirmado, e o paciente recebeu alta.
Autor: Luciana Santiago