SES capacita vigilâncias no Centro-Oeste para uso do novaluron

Nos dias 19 e 20 de dezembro, o Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Regional Saúde de Divinópolis realizou uma capacitação para  implantação do Novaluron no Programa Estadual de Controle Permanente da Dengue. Neste primeiro momento,  coordenadores municipais de Vigilância Epidemiológica e agentes de endemias de 20 municípios participaram da capacitação.

Na ocasião, foi explicado aos participantes o uso de inseticidas em Saúde Pública, bem como o uso do Novaluron, suas vantagens, apresentados os Estados onde já é utilizado, como é feita a dissolução do produto e por quem deve ser feita.  “A quantidade para o tratamento do  controle do vetor utilizado é muito menor do que o Temefos. A previsão é que em fevereiro, a região Oeste e Minas Gerais  já comecem a utilizar o Novaluron. Este é um momento para que os coordenadores já possam conversar com as suas equipes e repassar as orientações que foram feitas aqui”, ressaltou o Supervisor de área da SRS-Divinópolis, Geraldo Silvânio.  

Novaluron

O Novaluron é o novo larvicida do grupo dos inibidores de síntese de quitina-benzoil-fenil-ureias-BPV. A sua utilização permite inibir o crescimento dos insetos, ocasionando à má formação. Caso consigam eclodir, os insetos adultos se tornam estéreis. O produto demonstra  um efetivo controle de larvas, com baixa dosagem. Com isso, reduz também os riscos de intoxicação e contaminação.

Autor: Willian Pacheco

Rolar para cima