A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas promove nesta terça-feira, 11/02, uma oficina com o propósito de orientar as referências técnicas sobre a Vacina contra o HPV (câncer de colo do útero). A vacina passará a integrar o calendário do Ministério da Saúde e das secretarias estaduais e municipais de saúde.
A implantação da vacina será um desafio para todos, ressaltou o superintendente regional de saúde de Patos de Minas, Lindomar Marques Babilônia. “A vacina que tem a eficácia de 100%, será ministrada em três doses em todas as meninas de 11 a 13 anos. O esquema a ser trabalhado será estendido, no qual a primeira dose será aplicada de março a abril de 2014, a segunda dose 6 meses depois e por fim a terceira dose 5 anos após a primeira”.
O Câncer de Colo de Útero será o 3º mais comum no Brasil no ano de 2014, afirma o oncologista Leonardo J. Batista. “A distribuição desta vacina é um começo para revolucionar o quadro cancerígeno brasileiro, mesmo com a vacina a orientação é continuar a fazer exames preventivos”.
Participam da Oficina os 21 municípios da macrorregião da Superintendência Regional de Saúde de Patos de Minas, a Superintendência Regional de Ensino, o Núcleo de Atenção Primária e também a Área Temática de Vigilância em Saúde.
Autor: Luciana Santiago