SES amplia rede de atendimento odontológico a pacientes especiais no Norte do Estado

Numa iniciativa do Governo de Minas por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Prefeitura e Santa Casa de Montes Claros, pacientes que necessitam de tratamento odontológico especial passarão a ter acesso a um programa de atendimento no maior hospital da região norte-mineira. Trata-se da estruturação do serviço odontológico de referência terciária da região ampliada do Norte de Minas, com o objetivo de agilizar o atendimento de pacientes portadores de necessidades especiais e que precisam serem submetidos a tratamento sob anestesia geral ou sedação em ambiente hospitalar.  Nesta sexta-feira, 19/07, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, Olívia Pereira de Loiola iniciou a realização de seminário de capacitação de profissionais que atuam nas unidades básicas de saúde de 86 municípios. Isso porque, na rede de saúde bucal o fluxo de encaminhamento de pacientes deve partir das equipes de atenção primária dos municípios e dos centros de especialidades odontológicas.

O treinamento visa orientar os profissionais quanto à triagem e adoção de procedimentos para encaminhamento dos pacientes especiais para tratamento em Montes Claros. Nesta sexta-feira, a capacitação envolve dentistas de 41 municípios integrantes das microrregiões de Salinas, Taiobeiras, Janaúba, Monte Azul, Januária e Manga. Segunda-feira, 22, o treinamento terá continuidade com participação de profissionais de 45 cidades que pertencem às microrregiões de Coração de Jesus, Francisco Sá, Montes Claros, Bocaiúva, Pirapora, Brasília de Minas e São Francisco. A capacitação tem duração de sete horas e conta com a participação da cirurgiã dentista, Agda Leite, coordenadora do serviço de tratamento de pacientes especiais na Santa Casa.
A referência técnica em saúde bucal na Superintendência Regional de Saúde, Edilza Moreira Silva explica que por meio do repasse de recursos da Secretaria de Estado de Saúde, ainda neste ano a Santa Casa ampliará o espaço físico para atendimento dos pacientes que precisam de tratamento odontológico especial. Com isso, a previsão é de que o número de pacientes encaminhados mensalmente pelos municípios seja ampliado de 40 para 80 pessoas.  “Trata-se de um grande passo que o Governo de Minas, em parceria com a Prefeitura e a Santa Casa de Montes Claros estão dando para ampliar o atendimento dos pacientes que precisam de tratamento especial e que não têm condições de serem atendidos nas unidades básicas de saúde dos municípios”, observa Edilza Moreira.

A técnica explica que com os investimentos que estão sendo realizados, aliado à capacitação dos profissionais que atuam em unidades básicas de saúde, o objetivo da Secretaria de Saúde é agilizar o atendimento das demandas da região, evitando que famílias de pacientes portadores de necessidades especiais sejam obrigadas a buscarem tratamento em outras regiões do Estado ou do país. Por meio de uma central instalada na Santa Casa, as secretarias municipais de saúde farão o agendamento de encaminhamento dos pacientes para Montes Claros. Por sua vez, com base na pactuação do serviço de atendimento odontológico o hospital tomará as providências para o atendimento dos pacientes, agendamento de leitos e acolhimento dos acompanhantes das pessoas que serão submetidas a tratamento especial.

Autor: Pedro Ricardo

Rolar para cima