Reuniões setoriais têm finalidade de apresentar propostas
Na manhã desta segunda-feira, 25/05, servidores e representantes dos gestores do Governo do Estado se reuniram para discutirem o Plano de Carreiras dos Servidores da Saúde.
Estiveram presentes representantes da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG), além da composição paritária de gestores e trabalhadores das entidades que compõe o sistema estadual de saúde de Minas Gerais, ESP-MG, Fundação Hemominas, Fundação Ezequiel Dias (Funed), Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG) e Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg e Unimontes).
Os trabalhadores foram representados pelo Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais (Sind-Saúde), pela Associação Sindical dos Trabalhadores em Hospitais do Estado de Minas Gerais (Asthemg) e Associação dos Especialistas em Políticas de Gestão e Políticas de Saúde da SES-MG (AEPGS). Além desses, a atividade contou com a presença da chefe de gabinete da SES-MG, Maria Thereza Rodrigues da Cunha, da chefe de gabinete e subsecretária de gestão de pessoas da Seplag, Lígia Maria Alves Pereira e da superintendente de gestão de pessoas da SES-MG, Warlene Salum Drumond Rezende.
Na reunião, a Seplag fez um resgate da proposta discutida pelo Sind-Saúde no governo anterior e como estratégia para melhor andamento nas discussões, foi sugerido o desmembramento do grupo de trabalho por entidades, com reuniões setoriais durante o mês de junho.
Segundo a subsecretária de gestão de pessoas da Seplag, Ligia Pereira, a ideia é levantar todas as propostas acumuladas das áreas da saúde do Estado para só depois avaliar as deliberações. “Primeiro precisamos saber a realidade de cada um e só depois nos reunirmos para as debater e avançarmos nas negociações”, explica.
Reuniões Setoriais
As reuniões setoriais irão acontecer durante todo o mês de junho e serão importantes para avaliar as propostas dos trabalhadores de todas as vinculadas da saúde do Estado. Após as reuniões setoriais, o grupo de trabalho irá se reunir novamente para as deliberações.
Esse foi o segundo encontro de revisão do Plano de Carreiras da Saúde do Estado e o cronograma do plano de trabalho desse grupo tem o prazo de 90 dias para ser finalizado.
As reuniões, até o final desse prazo, são realizadas todas as segundas-feiras na Escola.
Autor: Sílvia Amâncio